Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Compras em supermercados seguem como principal fonte de endividamento entre brasileiros

Pesquisa que aborda o endividamento dos brasileiros mostra gastos em supermercados como importante fator da inadimplência. Saiba mais!

Mesmo diante da queda no preço dos alimentos ao longo deste ano, as compras em supermercados seguem como principal fonte de endividamento entre os brasileiros. É o que aponta a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023, realizada pela Serasa, Flexpag e Opinion Box. 

Nos últimos anos, os gastos com esse tipo de despesa chegam a 34% e nos últimos 12 meses a 33%. Além disso, o levantamento ainda mapeia os outros tipos de gastos que estão entre os principais no que se refere aos consumidores nos dois períodos de tempo. 

Quando se tratam das despesas com o cartão de crédito, as compras no supermercado também lideram. Vale destacar que as dívidas relacionadas ao cartão impactam mais de 50% dos brasileiros. 

Compras em supermercados e relação com o endividamento

Com base nos dados do estudo, nos últimos 12 meses, os principais gastos dos brasileiros foram relacionados a:

  • Supermercados/Hipermercados: 33%;
  • Cartão de crédito: 29%;
  • Contas básicas (água, luz, gás, etc.): 24%;
  • Aluguel: 22%;
  • Empréstimos: 18%.

Sendo assim, dentre as opções, os gastos com cartão de crédito foram aqueles que apresentaram a maior diferença significativa na comparação com os anos anteriores. No período, houve alta de 3 p.p.

Veja também:

Excelente novidade no Caixa Tem: saques antecipados do Bolsa Família em novembro, confira seu NIS

Mulher segurando cesta de compras enquanto olha para prateleira de produtos em supermercado.
Imagem: Ground Picture / shutterstock.com

Uso do cartão de crédito 

Por fim, no que se refere ao uso do cartão de crédito, a pesquisa apresenta os gastos realizados entre os setores. Assim, é possível verificar que as despesas com supermercados também são as principais sob essa perspectiva. Confira.

  • Compra de alimentos em supermercados: 59%;
  • Compra de produtos (roupas, calçados, eletrodomésticos, etc.): 46%;
  • Remédios ou tratamentos médicos: 37%;
  • Compra de alimentos por delivery: 21%;
  • Transporte/combustível: 21%.

Ademais, ao longo dos últimos anos, o impacto das dívidas relacionadas ao cartão de crédito oscilou de forma significativa. Em 2018, chegou em 76% e em 2021 caiu para 53%. Neste ano, no entanto, voltou a subir e alcançou 55%. 

Imagem: Ground Picture / shutterstock.com