Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Concurso Nacional Unificado contará com 6,6 mil vagas de até R$ 22 mil

O Concurso Nacional Unificado divulgado pelo governo é uma iniciativa para democratizar o acesso às vagas públicas. Saiba mais!

Na quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, o Governo Federal anunciou o primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Trata-se de uma iniciativa planejada para selecionar 6.640 servidores para integrar 21 órgãos públicos federais. 

Desse modo, o CPNU busca democratizar o acesso às vagas públicas, otimizar os custos, processos e a operacionalização dos concursos públicos. 

Os detalhes do Concurso Nacional Unificado são descritos nos oito editais em uma edição extra do Diário Oficial da União. Posteriormente, foram discutidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) durante uma entrevista coletiva.

Concurso Nacional Unificado se divide oito blocos temáticos 

O CPNU categoriza as vagas disponíveis em oito blocos temáticos e aceita inscrições de candidatos com nível médio e superior. Uma única inscrição permitirá ao candidato competir por uma vaga em mais de um órgão, desde que seja dentro do mesmo bloco temático. 

Veja também:

Abono do PIS/Pasep 2024: saiba quando será pago

Ademais, com um prazo de inscrição que vai de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, a data da prova será no dia 5 de maio, e a expectativa é que o concurso atraia mais de 3 milhões de inscritos.

Blocos com as letras formando as palavras "Concurso Público"
Imagem: rafastockbr/ Shutterstock.com

Aplicação das provas 

O Concurso Nacional Unificado acontecerá simultaneamente em 220 cidades em todo o Brasil. A inclusão das cidades de Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC) à lista proporcionará acesso a um local de prova a até 100 km de distância para 94,6% da população brasileira. Ao todo, serão 5.141 locais de aplicação.

No dia da prova, os candidatos passarão por dois turnos de exames, durante os quais responderão a questões objetivas e dissertativas. A Fundação Cesgranrio será responsável pela aplicação das provas. 

Os resultados das provas objetivas, além dos resultados preliminares das provas discursivas e das redações, ficarão disponíveis no dia 3 de junho. Os resultados finais saem no dia 30 de julho, e a convocação para posse e os cursos de formação terão início no dia 5 de agosto.

Imagem: rafastockbr/ Shutterstock.com