Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confiança da Indústria atinge maior patamar em mais de um ano, revela FGV IBRE

O Índice de Confiança da Indústria, divulgado pelo FGV IBRE, revela em dezembro um notável avanço de 2,6 pontos. Confira mais aqui!

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo FGV IBRE, apresentou em dezembro um notável aumento de 2,6 pontos. Sendo assim, atingindo 95,3 pontos e marcando o melhor desempenho desde outubro de 2022, quando alcançou 95,7 pontos.

Desse modo, em médias móveis trimestrais, a Confiança da Indústria avançou 1,4 ponto, chegando a 92,9 pontos. Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, aponta que após um período desafiador, a Indústria encerrou 2023 com uma recuperação consistente da confiança.

Ademais, crescendo pelo segundo mês consecutivo. O aumento em dezembro reflete a visão otimista dos empresários quanto à situação atual, impulsionada pelo crescimento gradual da demanda e pela redução nos níveis de estoque, aproximando-se do ideal.

Confiança da Indústria

Imagem de uma indústria
Imagem: Ha-nu-man/ Shutterstock.com

As expectativas para os próximos meses, especialmente nos segmentos de bens de consumo, também melhoraram. Assim, influenciadas pela redução dos juros, da inflação e pelo mercado de trabalho ainda positivo.

A pesquisa da Sondagem revelou aumento na confiança em 13 dos 19 segmentos industriais em dezembro. Ademais, o Índice Situação Atual (ISA) subiu 1,4 ponto, atingindo 94,7 pontos, o maior desde outubro de 2022 (96,4 pontos). Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE) cresceu 3,8 pontos, chegando a 95,9 pontos.

No ISA, a queda nos níveis de estoque foi o fator mais influente na melhora do mês, caindo 3,2 pontos para 103,9 pontos. Quando acima de 100 pontos, indica estoques acima do ideal. Em menor medida, os indicadores de demanda atual e situação dos negócios subiram 0,2 e 0,8 ponto, respectivamente, para 93,7 e 94,8 pontos.

Expectativas para o futuro

Quanto às expectativas, todos os indicadores melhoraram. O índice de intenções de contratação subiu 2,3 pontos para 99,1 pontos. Mais significativamente, os índices de perspectiva de produção nos próximos três meses e tendência dos negócios nos próximos seis meses avançaram 4,4 e 4,7 pontos, respectivamente, alcançando 95,3 e 93,7 pontos.

Veja também:

Finanças para menores: como a mesada ajuda na educação financeira dos filhos

Apesar das melhorias, todos os componentes do IE permanecem abaixo de 100 pontos. Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI) aumentou 0,3 ponto percentual em dezembro, atingindo 81,2%, evidenciando uma tendência positiva de crescimento no setor industrial.

Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock.com