Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira a data máxima para você solicitar o novo RG

Confira a data LIMITE para que você emita o novo documento de RG, a Carteira de Identidade Nacional (CIN);

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como “novo RG”, já está em processo de emissão em pelo menos 12 estados brasileiros. A CIN é um documento de identidade mais moderno, que conta com atualizações importantes e mais segurança.

Apesar de nem todas as unidades federativas estarem prontas para emitir a CIN, a determinação do Governo Federal é que isso ocorra até 6 de novembro deste ano, data limite. A partir desse dia, todo estado deverá estar pronto para oferecer a CIN aos cidadãos.

Mas afinal de contas, existe uma data máxima para que os brasileiros adquiram a nova identidade? Quando é essa data? A resposta é sim, existe um prazo para a emissão. No entanto, pode ficar tranquilo, afinal, você tem até 28 de fevereiro de 2032 para trocar de documento.

O que muda no novo RG?

Uma das grandes mudanças, e talvez a principal, é o fato de ter o CPF como único número de identificação. A CIN também possui uma versão digital, que você acessa pela plataforma gov.br. Essas mudanças vão proporcionar maior prevenção contra fraudes e mais facilidade para o cidadão.

A CIN também conta com um QR Code e uma zona de leitura automatizada. Esse código permite fazer uma verificação da autenticidade do documento de forma simples e rápida. Usando qualquer aparelho smartphone, é possível verificar se aquela CIN foi roubada ou extraviada, por exemplo.

Também está presente na CIN o código MRZ, ou Machine Readable Zone (ou zona legível por máquina). Esse é um código internacional, que observa-se, aliás, no passaporte. Isso fará com que a CIN garante livre circulação entre os países da Mercosul.

Mais detalhes

A emissão da primeira via da CIN em papel e em formato digital pelo aplicativo gov.br é gratuita. Também é possível emitir um cartão em policarbonato, porém, nesse caso, é necessário um pagamento adicional. Já a segunda via, em qualquer formato, é cobrada conforme determinação do estado.

Até que chegue a data limite já citada (28 de fevereiro de 2032), o atual RG segue valendo, não havendo necessidade de emitir a CIN no momento. A intenção é que a transição aconteça gradualmente. Para a emissão, é preciso certidão de nascimento ou casamento.

Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com