Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como fazer a atualização obrigatória do CadÚnico sem sair de casa

É de extrema importância manter o CadÚnico atualizado, caso contrário, o acesso aos benefícios sociais pode ser bloqueado. Confira!

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o principal meio de entrada de diversos benefícios assistenciais do Brasil. Além disso, as informações cadastradas nele são utilizadas pela União, estados e municípios para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Assim, é de extrema importância manter o CadÚnico atualizado, caso contrário, o acesso aos benefícios, como Bolsa Família, Auxílio Gás Nacional e Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ser bloqueado. Dessa forma, confira como atualizar o CadÚnico sem sair de casa!

Como atualizar o CadÚnico sem sair de casa

Portanto, para quem deseja realizar a atualização obrigatória sem sair de casa, é possível fazer o procedimento pelo aplicativo CadÚnico (disponível para Android e iOS). Assim, após baixar o aplicativo no smartphone, os usuários podem entrar na plataforma com sua conta Gov.br. 

Veja também:

Picpay libera limite sem análise via app até para quem tem score baixo

Então, basta clicar na opção “Atualização cadastral por confirmação” para começar a revisar e atualizar as informações. Contudo, para isso é necessário fornecer alguns documentos para garantir que as informações são verdadeiras:

  • Responsável familiar: CPF ou título de eleitor;
  • Demais membros da família: certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade.

Além disso, também é possível fazer a atualização obrigatória por meio do telefone do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS): 0800 707 2003.

Mão segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo do CadÚnico
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Quem pode fazer parte do CadÚnico

Por fim, vale lembrar que para fazer parte do CadÚnico é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 706,00) por pessoa;
  • Ter renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 4.236,00);
  • Ter renda maior que três salários mínimos, contanto que estejam em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Famílias unipessoais, isto é, pessoas que moram sozinhas;
  • Viver em situação de rua.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com