Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira esse truque incrível para reduzir sua dívida no Itaú

Tem dívidas com o banco Itaú? Clique aqui para descobrir um truque que pode ajudar você a diminuir o seu saldo devedor!

O pagamento de dívidas pode comprometer a renda de uma família, principalmente quando pensamos em contratos mais longos, como os financiamentos imobiliários. Nesses casos, os clientes do Itaú e de outros bancos podem usar um truque para diminuir as suas dívidas.

Todos os meses, os trabalhadores contribuem com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Entretanto, só podem sacar o saldo das suas contas em situações específicas. Por exemplo, quando são demitidos sem justa causa, quando se aposentam ou quando compram a casa própria.

Assim, os trabalhadores podem usar o seu saldo para dar entrada em um imóvel novo. Mas, o que muita gente não sabe é que ele também serve para quitar ou amortizar a dívida do financiamento imobiliário. Portanto, essa é uma excelente ferramenta para quem quer diminuir a sua dívida no Itaú. Confira!

Como usar o FGTS para pagar o financiamento do Itaú?

Fachada do banco Itaú.
Imagem: Everson Mayer / Shutterstock.com

Os consumidores que possuem financiamentos imobiliários com o Itaú ou outras instituições financeiras podem usar o saldo do FGTS de 3 formas:

  • Como entrada do financiamento;
  • Amortização/liquidação da dívida;
  • Pagar parte do valor das prestações.

Na primeira opção, o cliente oferece o saldo como entrada, assim cumprindo as exigências do financiamento com o Itaú. No segundo caso, o trabalhador pode usar o FGTS para amortizar uma parte do empréstimo ou quitar o financiamento.

Veja também:

Variação do aluguel é maior que do custo de construção: será hora de buscar o Minha Casa, Minha Vida?

Já no terceiro caso, o devedor usa o dinheiro que está no fundo para abater até 80% do valor das prestações, durante o período de 12 meses. Com isso, os boletos ficam menores por 1 ano.

Regras

No caso do banco Itaú, o cliente precisa cumprir algumas regras para poder usar o saldo do FGTS. Assim, algumas delas são:

  • O pagamento precisa ser realizado dentro do prazo;
  • O titular da conta e o titular do financiamento devem ser os mesmos;
  • Deve-se ter 3 anos de contribuição com o FGTS, no mínimo;
  • Somente para imóveis residenciais;
  • A pessoa não pode ter outro financiamento imobiliário no Itaú ou em qualquer outro banco.

Imagem: Everson Mayer / Shutterstock.com