Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira nova lista de aprovados para receber o PIS em 2022

O PIS/Pasep é um abono salarial destinado aos trabalhadores que possuem tempo de carteira superior a cinco anos. Para isso, é necessário estar devidamente inscrito no programa, apresentando seus dados informados corretamente pela empresa onde trabalha. 

No entanto, muitos trabalhadores não receberam o benefício este ano por informações incorretas. Por isso, a Dataprev (empresa de tecnologia da Previdência) fez um reprocessamento para verificar possíveis erros no sistema.

É provável que você também goste:

Caixa libera nesta terça-feira PIS/Pasep para nascidos em setembro

PIS/Pasep esquecido tem montante de R$ 208 milhões, mas quem tem direito?

Revisão do PIS pode adicionar 20 milhões de trabalhadores; como pedir?

Assim, o governo federal afirma que os trabalhadores que ainda não receberam o abono salarial vão poder realizar uma consulta para saber se têm direito em 2022.

Segundo a Dataprev, cerca de 1,9 milhão de pessoas tiveram seus dados revisados e muitas delas foram contempladas na nova lista de aprovados no PIS/Pasep 2022.

Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022?

Para saber se você é elegível para receber o abono salarial neste ano é necessário: 

  • Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada durante pelo menos 30 dias no ano anterior ao benefício;
  • Receber em média até dois salários-mínimos por mês. Se você não chegou a trabalhar o ano inteiro, o cálculo é feito de forma proporcional a quantidade de dias trabalhados;
  • Ter seus dados informados pelo seu empregador (Pessoa Jurídica) de forma correta na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Neste ano, os pagamentos do PIS/Pasep são referentes ao ano-base 2020. Sendo assim, o trabalhador terá direito de receber até um salário mínimo (R$ 1.212) de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base.

Lembrando que o calendário do PIS é disponibilizado segundo o mês de nascimento do trabalhador. Dessa forma, os nascidos em novembro irão receber no dia 24 de março, enquanto os nascidos em dezembro no dia 31 de março. 

Já os funcionários públicos, recebem o abono de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social). Assim, os servidores com número final do NIS 8, recebem no dia 22 de março e quem tem o final do NIS 9 recebe no dia 24 de março. 

Aqueles que ainda não sacaram o benefício têm até o dia 29 de dezembro de 2022 para retirar o dinheiro.

Vale ressaltar que o trabalhador que tiver conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, terá seu PIS/Pasep depositado automaticamente em sua conta.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com