Confira o desempenho de vendas da Black Friday 2023
Dados sobre a Black Friday apontam qual foi o desempenho das varejistas nesta data tão importante. Saiba mais!
Uma das datas mais aguardadas do ano para varejistas e consumidores é a Black Friday. No entanto, neste ano, o evento obteve um desempenho fraco, segundo os dados das vendas. Desse modo, houve também uma queda no faturamento do varejo.
Além disso, as estatísticas apontam o crescimento no número de fraudes na Black Friday deste ano. Saiba mais detalhes sobre esses dados na sequência.
Black Friday registra desempenho baixo em 2023
As responsável pela pesquisa foi a plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, em colaboração com a ClearSale, empresa de soluções na prevenção a riscos. Segundo os dados revelados, o faturamento das vendas online teve uma queda considerável.
Veja também:
Pix FIADO do Nubank chama atenção dos clientes
No período compreendido entre a 00h da quinta-feira (23) até as 23h59 de domingo (26), houve a efetivação de cerca de 8,2 milhões de pedidos. Esse dado representa uma queda de desempenho de 16,3% em relação à Black Friday do ano anterior.
Embora o ticket médio tenha apresentado um crescimento de 2,1% comparando com 2022, atingindo os R$ 639,47, o faturamento total acabou sendo 14,6% inferior ao do ano anterior. Assim, isso acabou baixando a marca dos R$ 5,2 bilhões.
Por que houve queda nas vendas?
Tal cenário foi inesperado para as empresas. Assim, segundo, Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, o e-commerce está vivenciando uma desaceleração pós-pandemia. Ademais, outro ponto mencionado por Manssur reflete a alteração de padrão de consumo dos clientes.
Ao invés de concentrar as compras no dia da Black Friday, optaram por diluí-las ao longo de todo o mês de novembro, principalmente com a promoção de eventos de “Esquenta”. O desempenho da Black Friday neste ano frustrou, inclusive, a própria Neotrust.
A empresa previa um aumento anualizado de 12% no faturamento em 2023. A Cielo, em seu estudo do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), revelou que o desempenho do faturamento da Black Friday ficou 0,8% abaixo comparado a 2019, ano pré-pandemia. Aplicando a correção inflacionária acumulada deste período, a queda real atinge praticamente 30%.
Imagem: Feelimage / Shutterstock.com