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Confira o desempenho de vendas da Black Friday 2023

Dados sobre a Black Friday apontam qual foi o desempenho das varejistas nesta data tão importante. Saiba mais!

Uma das datas mais aguardadas do ano para varejistas e consumidores é a Black Friday. No entanto, neste ano, o evento obteve um desempenho fraco, segundo os dados das vendas. Desse modo, houve também uma queda no faturamento do varejo.

Além disso, as estatísticas apontam o crescimento no número de fraudes na Black Friday deste ano. Saiba mais detalhes sobre esses dados na sequência.

Black Friday registra desempenho baixo em 2023

Na imagem, mulher com sacola escrito "Black Friday".
Imagem: Feelimage / Shutterstock.com

As responsável pela pesquisa foi a plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, em colaboração com a ClearSale, empresa de soluções na prevenção a riscos. Segundo os dados revelados, o faturamento das vendas online teve uma queda considerável.

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No período compreendido entre a 00h da quinta-feira (23) até as 23h59 de domingo (26), houve a efetivação de cerca de 8,2 milhões de pedidos. Esse dado representa uma queda de desempenho de 16,3% em relação à Black Friday do ano anterior.

Embora o ticket médio tenha apresentado um crescimento de 2,1% comparando com 2022, atingindo os R$ 639,47, o faturamento total acabou sendo 14,6% inferior ao do ano anterior. Assim, isso acabou baixando a marca dos R$ 5,2 bilhões.

Por que houve queda nas vendas?

Tal cenário foi inesperado para as empresas. Assim, segundo, Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, o e-commerce está vivenciando uma desaceleração pós-pandemia. Ademais, outro ponto mencionado por Manssur reflete a alteração de padrão de consumo dos clientes.

Ao invés de concentrar as compras no dia da Black Friday, optaram por diluí-las ao longo de todo o mês de novembro, principalmente com a promoção de eventos de “Esquenta”. O desempenho da Black Friday neste ano frustrou, inclusive, a própria Neotrust.

A empresa previa um aumento anualizado de 12% no faturamento em 2023. A Cielo, em seu estudo do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), revelou que o desempenho do faturamento da Black Friday ficou 0,8% abaixo comparado a 2019, ano pré-pandemia. Aplicando a correção inflacionária acumulada deste período, a queda real atinge praticamente 30%.

Imagem: Feelimage / Shutterstock.com