Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira os gastos do governo Lula com publicidade na mídia

Confira os gastos do governo Lula com publicidade na mídia e quais os veículos de comunicação receberam a maior fatia do repasse!

No cenário político e midiático brasileiro, observou-se uma mudança significativa na distribuição de verbas publicitárias federais desde a transição presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023. Dessa forma, o governo parece favorecer meios de comunicação com linhas editoriais alinhadas ao atual governo, após anos de exclusão durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL).

Assim, desde a posse de Lula, em janeiro de 2023, constata-se um redirecionamento dos investimentos publicitários federais. Veículos anteriormente à margem do financiamento estatal, como a revista Carta Capital e o site Brasil247, receberam significativos aportes de R$ 1,1 milhão e R$ 745 mil, respectivamente. 

Contrariamente, a Jovem Pan, de postura mais conservadora, observou uma drástica redução de 99% em seus recibos publicitários, passando de R$ 6,6 milhões no último ano de Bolsonaro para meros R$ 90 mil sob a gestão de Lula.

Veja também:

Netflix anuncia onda de demissões e preocupa usuários

Investimento em publicidade do governo Lula

Portanto, confira a comparação dos repasses em publicidade a veículos de comunicação, comparando o último ano do governo Bolsonaro (2022) e o primeiro ano do governo Lula (2023), de acordo com dados do Poder360, ajustados pela inflação e oriundos do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom):

Veículos de comunicaçãoRepasse em 2022Repasse em 2023
Carta Capital0R$ 1.065.000
Brasil 2470R$ 745 mil
Revista Fórum0R$ 347 mil
DCM0R$ 265 mil
O Cafezinho0R$ 53 mil
GGN0R$ 44 mil
Brasil de Fato0R$ 36 mil
Opera Mundi0R$ 28 mil
Jovem PanR$ 6.661.000R$ 90 mil
Gazeta do PovoR$ 30 milR$ 3 mil
Fonte: Poder360
Lula sentado segurando um microfone durante entrevista.
Imagem: Marcelo Chello / Shutterstock.com

Repasse aos veículos de comunicação tradicionais

Além disso, veículos tradicionais também sentiram o impacto dessas mudanças, com um incremento significativo de verbas. Assim, o jornal O Globo, por exemplo, liderou o recebimento de anúncios em 2023, com R$ 909 mil. No, o volume de recursos direcionados à mídia tradicional ainda se encontra abaixo dos patamares observados durante o último ano de Michel Temer, em 2018.

Veículos de comunicação tradicionaisRepasse em 2022Repasse em 2023
O GloboR$ 42 milR$ 909 mil
Folha de S. PauloR$ 75 milR$ 513 mil
IstoÉ0R$ 396 mil
Valor0R$ 392 mil
Estadão0R$ 207 mil
Piauí0R$ 139 mil
Fonte: Poder360

Imagem: Marcelo Chello / Shutterstock.com