Confira os gastos do governo Lula com publicidade na mídia
Confira os gastos do governo Lula com publicidade na mídia e quais os veículos de comunicação receberam a maior fatia do repasse!
No cenário político e midiático brasileiro, observou-se uma mudança significativa na distribuição de verbas publicitárias federais desde a transição presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023. Dessa forma, o governo parece favorecer meios de comunicação com linhas editoriais alinhadas ao atual governo, após anos de exclusão durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL).
Assim, desde a posse de Lula, em janeiro de 2023, constata-se um redirecionamento dos investimentos publicitários federais. Veículos anteriormente à margem do financiamento estatal, como a revista Carta Capital e o site Brasil247, receberam significativos aportes de R$ 1,1 milhão e R$ 745 mil, respectivamente.
Contrariamente, a Jovem Pan, de postura mais conservadora, observou uma drástica redução de 99% em seus recibos publicitários, passando de R$ 6,6 milhões no último ano de Bolsonaro para meros R$ 90 mil sob a gestão de Lula.
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Investimento em publicidade do governo Lula
Portanto, confira a comparação dos repasses em publicidade a veículos de comunicação, comparando o último ano do governo Bolsonaro (2022) e o primeiro ano do governo Lula (2023), de acordo com dados do Poder360, ajustados pela inflação e oriundos do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom):
Veículos de comunicação | Repasse em 2022 | Repasse em 2023 |
Carta Capital | 0 | R$ 1.065.000 |
Brasil 247 | 0 | R$ 745 mil |
Revista Fórum | 0 | R$ 347 mil |
DCM | 0 | R$ 265 mil |
O Cafezinho | 0 | R$ 53 mil |
GGN | 0 | R$ 44 mil |
Brasil de Fato | 0 | R$ 36 mil |
Opera Mundi | 0 | R$ 28 mil |
Jovem Pan | R$ 6.661.000 | R$ 90 mil |
Gazeta do Povo | R$ 30 mil | R$ 3 mil |
Repasse aos veículos de comunicação tradicionais
Além disso, veículos tradicionais também sentiram o impacto dessas mudanças, com um incremento significativo de verbas. Assim, o jornal O Globo, por exemplo, liderou o recebimento de anúncios em 2023, com R$ 909 mil. No, o volume de recursos direcionados à mídia tradicional ainda se encontra abaixo dos patamares observados durante o último ano de Michel Temer, em 2018.
Veículos de comunicação tradicionais | Repasse em 2022 | Repasse em 2023 |
O Globo | R$ 42 mil | R$ 909 mil |
Folha de S. Paulo | R$ 75 mil | R$ 513 mil |
IstoÉ | 0 | R$ 396 mil |
Valor | 0 | R$ 392 mil |
Estadão | 0 | R$ 207 mil |
Piauí | 0 | R$ 139 mil |
Imagem: Marcelo Chello / Shutterstock.com