Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira se o Banco Central já regularizou sua parcela do Seguro Desemprego

Por falha, o BC não repassou algumas parcelas do Seguro Desemprego desse mês. Veja como consultar se o seu benefício foi regularizado.

O Banco Central do Brasil (BC) apresentou uma falha na operação de pagamentos do Seguro Desemprego. Consequentemente, mais de 45 mil desempregados ficaram sem acesso à verba rescisória. Contudo, a instituição divulgou que esse grupo terá a parcela disponível até o dia 23 de maio.

Portanto, se você é uma dessas pessoas que não recebeu o valor, poderá efetuar a consulta hoje (20), a partir das 12h. Essa é possível tanto através de aplicativos, quanto via ligação. 

A maior parte dos cidadãos que foram impactados pela falha do BC são aqueles que não possuem conta na Caixa Econômica Federal (CEF), sendo usuários de aplicativos como o Caixa Tem (Android, iOS) ou o Caixa Trabalhador (Android, iOS). 

Qual é o canal de consulta para quem não recebeu o Seguro Desemprego?

Nesse sentido, as informações estarão disponíveis no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser instalado em Android e iOS. Além disso, também é possível ligar para o número 0800 7260 207, que é do Serviço de Atendimento ao Cidadão. Segundo a nota oficial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o valor será transferido até 23 de maio. A princípio, esse depósito deveria ter sido efetuado até o dia 16.

Além disso, o MTE também destacou que esse grupo que não recebeu o benefício não precisa realizar nenhuma solicitação formal ao órgão. Ou seja, o processo será automático e, segundo o informado, os trabalhadores irão receber o dinheiro da parcela através da operação TED. 

Quem tem direito ao Seguro Desemprego?

Essa verba rescisória é um direito dos cidadãos que foram demitidos do vínculo de trabalho através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com o reajuste no salário mínimo, este ano o valor da parcela pode variar entre R$ 1.320 e R$ 2.230,97.

Como o nome sugere, esse direito visa levar uma proteção financeira quando o funcionário é demitido, contudo, a demissão deve ser sem justa causa. O próprio MTE informou os dados de solicitação deste primeiro trimestre de 2023.

Houve, portanto, o registro de 1,8 milhão de requerimentos do Seguro Desemprego. Por fim, o cidadão desempregado geralmente começa a receber o benefício dentro do período de 31 a 60 dias após a solicitação. 

Imagem: gustavomellossa / shutterstock.com