Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confirmado: milhares de brasileiros garantem isenção no IPTU 2024 com nova Lei

Aprovação de nova lei garante confirmação definitiva. Milhares de brasileiros devem receber isenção no IPTU 2024. Saiba mais!

Aprovação de nova lei garante a confirmação definitiva de benefício fiscal para milhares de brasileiros. Projeto concede isenção no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2024 para os contemplados.

A decisão aconteceu em Sessão Plenária ocorrida na Câmara Municipal de São Paulo na última quarta-feira (4).

O substitutivo do Projeto de Lei 448/2023 foi aprovado em definitivo no segundo turno de votação. A liderança do governo e Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente foi responsável pela apresentação do material. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a isenção do imposto.

PL garante isenção no IPTU 2024 para milhares de imóveis

Miniatura de uma casa em cima de uma pilha de moedas
Imagem: jaturonoofer / shutterstock.com

De acordo com o texto aprovado, estarão isentos do IPTU 2024 e 2025 cerca de 4 mil imóveis da região da Cracolândia, no centro da cidade de São Paulo. Além disso, cabe destacar que a sessão não contou com votação nominal e alcançou unanimidade de maneira simbólica quanto ao tema.

Assim, os perímetros que devem contar com o benefício fiscal de isenção do IPTU estão localizados em torno das ruas Guaianazes, dos Gusmões, dos Protestantes, Conselheiro Nébias, General Couto de Magalhães e Vitória. “Pretende-se, como medida auxiliar, amenizar os impactos negativos com a proposta em apreço”, destaca a Prefeitura.

Veja também:

Mastercard levará dois torcedores para final da Libertadores; veja como concorrer

Diante da decisão, o PL segue agora para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB). 

Saiba mais sobre a aprovação 

Segundo texto da Prefeitura de São Paulo, o território foi avaliado e diante da análise, foi constatada a importância da medida de isenção do IPTU pelo período de dois anos. Ademais, a justificativa para o benefício fiscal se dá em decorrência do alto fluxo de pessoas em situação de rua e dependentes químicos na chamada Cracolândia, o que afeta diretamente comerciantes locais e moradores.

O vereador Fabio Riva (PSDB), líder do governo da Câmara, ressaltou que o texto substitutivo aumenta a quantidade de imóveis beneficiados pela isenção do IPTU. Anteriormente, seriam 943 imóveis, enquanto o novo texto aprovado garante o benefício fiscal a 4.826 imóveis.

Imagem: Andrey Popov/ Shutterstock.com