Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça as opções de financiamento imobiliário da Caixa

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Os imóveis são bens complexos, que exigem conhecimento técnico e paciência para lidar com a burocracia na compra. Além disso, uma propriedade costuma custar muito dinheiro, e por conta disso, uma grande parcela da população recorre aos bancos em busca de financiamento imobiliário para conseguir o seu lar. Dessa forma, a Caixa é um das instituições mais procuradas.

Nessas horas, o saldo do FGTS é de grande ajuda. O fundo pode ser sacado total ou parcialmente e pode ser usado, conforme regras da Caixa Econômica Federal, para comprar um imóvel, amortizar ou abater o saldo devedor do financiamento. Como a Caixa é o principal financiador do Brasil, é sobre as linhas de financiamento imobiliário dela que explicaremos nesta matéria, continue lendo para saber mais!

Linhas de Financiamento imobiliário da Caixa

Na Caixa existem quatro linhas de financiamento imobiliário com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que permitem comprar imóvel novo ou usado, construir ou reformar. Confira, abaixo, cada uma:

  • TR (Taxa Referencial) – Não tem limite de renda bruta. Taxa entre 8% e 8,99% ao ano + TR. O prazo de parcelamento pode variar entre 90 e 420 meses (entre 7,5 e 35 anos). Permite financiar até 80% do valor do imóvel;
  • IPCA – Sem limite de renda bruta. Varia de 3,95% e 4,95% ao ano + IPCA. Prazo de parcelamento entre 120 e 240 meses (entre 10 e 20 anos). Permite financiamento de até 80% do valor do imóvel no sistema SAC (Sistema de Amortização Constante) e até 70% na tabela Price;
  • Taxa Fixa – Não tem limite de renda bruta. Taxa entre 9,75% e 10,75% ao ano. Prazo pode variar de 120 e 360 meses (entre 10 e 30 anos). Permite financiar até 80% do valor do imóvel;
  • Poupança Caixa – Varia entre 2,80% e 3,50% mais remuneração da poupança. O parcelamento pode variar de 120 e 420 meses (entre 10 e 35 anos). Permite financiar até 80% do valor do imóvel.

O SBPE é uma modalidade de crédito em que os Bancos captam recursos por meio da poupança e disponibilizam para o financiamento imobiliário. Portanto, o valor das parcelas pode ser definido seguindo os modelos de amortização:

  • Tabela Price – Quando o valor de cada parcela é definido no início do financiamento e tendem a ser iguais durante todo o período; 
  • Tabela SAC – Modelo em que os valores das parcelas começam mais altos e vão reduzindo à medida que o saldo devedor é reduzido.

Financiamento com FGTS nas linhas Pró-Cotista e Casa Verde e Amarela

Já para quem deseja usar o FGTS, há ainda a opção de financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão na linha Pró-Cotista, que não tem limite de renda familiar.

  • Pró-Cotista: Taxa de juros nominal de 8,66% ao ano. Permite parcelamento mínimo de 60 meses (5 anos), que pode chegar a 240 meses (20 anos) na tabela Price ou a 360 meses (30 anos) no sistema SAC. Permite financiamento de até 80% do valor do imóvel pelo SAC e até 70% pela Price.

A Caixa também tem o Programa Casa Verde e Amarela, que utiliza recursos do Fundo de Garantia para operar. Confira as especificações:

  • Casa Verde Amarela/FGTS – Renda familiar bruta de até R$ 8.000. Taxa de juros nominal pode variar de 4,25% a 7,66% ao ano (de acordo com a renda familiar e a localização do imóvel). Prazo de parcelamento de 120 a 360 meses (10 a 30 anos). Permite financiar até 80% do valor do imóvel.

Todas as simulações com diferentes linhas de crédito podem ser feitas no site da Caixa.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: 89stocker / Shutterstock.com