Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça o banco mais antigo do mundo

Conheça o banco mais antigo do mundo que tem 550 anos de história

Nascido no período Renascentista Italiano, o banco Monte dei Paschi, localizado em Siena, Itália, é o banco mais antigo do mundo. Com 550 anos de história, em 1472 nasce uma das instituições financeiras mais importantes do país.

Contudo, apesar de sua história vasta, nos últimos anos o Monte dei Paschi tem passado por alguns problemas financeiros. O estudo da possibilidade de fechamento do local vem acontecendo desde 2007 quando as ações começaram a despencar.

Crise financeira

Desde 2007, o banco vem sendo assunto de uma grande discussão referente à continuidade de seu funcionamento. Desta forma, a principal queixa é de que o mesmo não sobreviveria em um cenário de adversidade econômica.

Nesse sentido, a queixa é baseada no teste de estresse que o Banco Central Europeu aplicou ao mesmo. Como resultado, concluiu-se que Monte dei Paschi precisaria de € 4,2 milhões para resistir a momentos de dificuldade financeira.

Todavia, em 2007, o banco realizou a comprar do Banco Antonveneta do Santander. Desta maneira, segundo especialistas, acredita-se que Paschi iniciou um mar de más decisões.

Logo em seguida, após o os testes de estresse – que são muito comuns entre bancos para garantir que em uma possível crise todos consigam se manter estáveis – o governo italiano precisou intervir e se responsabilizar por 50% a 70% do capital do banco, que, inclusive, só foi mantido por fazer parte da história do país.

O banco mais antigo do mundo vai fechar?

Com a lucratividade baixa, desempenho quase nulo, uma compra equivocada e a pior classificação em testes financeiros, o Banco Monte dei Paschi corre grande risco de fechar suas portas.

No último ano, uma nova negociação vem sendo trazida a tona. Um dos maiores bancos europeus, o Unicred, está negociando com acionistas para que todos os serviços hoje prestados por Paschi sejam prestados pelo Unicred.

Porém, esta negociação se mostra cada vez mais difícil, uma vez que o governo italiano é o maior acionista da instituição.

Como atualização mais recente, o banco revelou em junho deste ano que pretende levantar um capital de € 2,5 bilhões para que seja feita a reestruturação. O processo será em forma de redução de gastos.

Por isso, a pretensão é de que ocorra o fechamento de mais de 150 agências e uma demissão voluntária em massa de mais de 4 mil funcionários.

Imagem: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images