Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça os 3 principais tipos de crédito privado

Neste artigo, nós vamos te contar quais são os três tipos de crédito privado existentes. Clique aqui para conferir.

Os investimentos em crédito privado, que se enquadram na categoria de investimentos de renda fixa, têm sido uma opção cada vez mais considerada por investidores brasileiros. Esse crescimento na preferência por parte dos investidores contribuiu para o aumento de 20% no volume de investimentos no Brasil em 2023, totalizando R$2,4 trilhões.

A renda fixa é um tipo de investimento em que o retorno é previamente definido e conhecido desde o momento da aplicação. Assim, ao comprar um título de renda fixa, o investidor “empresta” dinheiro ao emissor deste título com a previsão de retorno do valor investido e os juros.

Nesse contexto, o crédito privado destaca-se pela emissão de títulos por empresas e outras instituições privadas. Quer saber quais são os principais tipos? Então continue por aqui e confira mais detalhes.

Conheça os tipos

Mão segurando notas de cem reais com notas de cinquenta reais sobre uma mesa
Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com

O crédito privado se diferencia pois os títulos disponíveis para aquisição são emitidos com o objetivo de arrecadar recursos para investimento, como a construção de uma nova fábrica ou aquisição de novas máquinas.

Assim, ao comprar um título de crédito privado, o investidor torna-se um credor da dívida emitida pela empresa ou instituição privada. Ao todo, existem 3 tipos de crédito privado. Cada um deles atende a um objetivo específico.

Os principais tipos de são as debêntures, os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), e os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). O tipo de título escolhido pelo investidor dependerá de seus objetivos financeiros e disponibilidade para correr riscos.

Vantagens e desvantagens do crédito privado

Nesse sentido, investimentos em crédito privado apresentam algumas vantagens como alto potencial de rentabilidade. Além disso, contam com alta disponibilidade de acompanhamento profissional e, em alguns casos, isenção de Imposto de Renda.

Veja também:

Cartão de crédito: parcelamento da fatura afeta o score de crédito?

Contudo, como qualquer investimento, não estão isentos de riscos, incluindo a possibilidade de inadimplência por parte das empresas emissoras e a ausência de cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para alguns tipos de títulos.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital