Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conselho Nacional de Previdência aprova cortes nas taxas do consignado do INSS

Recentemente, o Conselho Nacional de Previdência aprovou um corte nas taxas do consignado. Clique e confira mais detalhes!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve o empréstimo consignado remodelado por uma decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). A iniciativa procura reduzir a taxa de juros aplicada aos aposentados e pensionistas.

Vale destacar ainda que a principal resolução aprovada refere-se a uma diminuição nas taxas de juros do empréstimo consignado do INSS. Ela prevê uma redução de 1,76% para 1,72%.

Essa decisão traz alívio significativo para aposentados e pensionistas que utilizam esse serviço. Ademais, a medida foi uma iniciativa do ministro da Previdência Social no governo Lula, Carlos Lupi, que visa beneficiar essa camada da população.

Quem pode obter o empréstimo consignado do INSS?

Um celular com a logo do INSS e um cofrinho em formato de porco sobre várias notas de 100 e 50 reais.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Os aposentados e pensionistas do INSS podem adquirir esse tipo de empréstimo, assim como beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), servidores públicos federais, estaduais e municipais, militares das Forças Armadas e trabalhadores do setor privado celetistas conveniados a algum consignado privado.

Apesar das novas condições, o segurado pode fazer até nove contratos de empréstimo pessoal e apenas uma contratação no caso do cartão de crédito. Desse modo, considera-se as taxas de juros baixas e o prazo de quitação pode chegar a 84 meses.

As taxas de juros oferecidas pelos bancos variam conforme o perfil do cliente. Para consultar as taxas de juros do empréstimo consignado do INSS, os interessados podem acessar o aplicativo (disponível para Android e iOS) ou site Meu INSS.

Veja também:

40 milhões de brasileiros ainda têm ‘dinheiro esquecido’ para resgatar

Taxas de cartões também devem diminuir

Além das taxas de empréstimo, também existem previsões de reduções graduais nos limites de juros aplicados ao cartão de crédito e ao cartão consignado do INSS. As novas taxas foram aprovadas por uma maioria do colegiado federal e devem entrar em vigor nos próximos oito meses. As novas mudanças no regulamento procuram facilitar o acesso ao empréstimo consignado pelo INSS. 

Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com