Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consórcios imobiliários crescem 45% em um ano como alternativa ao financiamento

Os consórcios imobiliários têm ganhado força em 2021. De acordo com os dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac), de janeiro a outubro foram comercializadas 411,47 mil novas cotas de imóveis, somando, R$ 76,03 bilhões em créditos – um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2020. Só em outubro, a alta nas adesões foi de 39%. Ademais, houve um aumento de 10,7% no acumulado do consorciados contemplados e de 16,7% nos créditos disponibilizados.

É provável que você goste também:

Santander lança feirão de imóveis online e aceita FGTS na entrada; veja como participar

Caixa permite usar FGTS no Consórcio Imobiliário

Consórcios BB estão com até 30% de desconto; veja como aproveitar

Consórcios imobiliários crescem 45% em um ano como alternativa ao financiamento

Em suma, a elevação não é apenas pontual. Ao analisar os últimos 10 anos, os dados apontam que os consórcios imobiliários vem se tornando cada vez mais populares. Caso você ainda não saiba, no consórcio imobiliário as pessoas interessadas em comprar um imóvel se juntam em um autofinanciamento e contribuem todos os meses para conseguir uma carta de crédito por sorteio ou lance. E isso, de fato atrai, a cada dia mais, um maior número de consumidores.

Na comparação entre 2021 e 2012, o número de adesões no acumulado de janeiro a outubro aumentou 156,4%. Em 2021, o total de consorciados chegou a marca de mais de um milhão. De acordo com Marcelo Kogut, fundador do consórcio digital Mycon, as maiores vantagens do produto são a agilidade na contratação e as taxas fixas mais baixas.

Kogut diz que, atualmente, ao fechar um contrato com a Mycon, o cliente paga uma taxa total fixa de 9,99%. No caso de consórcios imobiliários em 240 parcelas, a taxa anual é de somente 0,5% ao ano. “Essa taxa é cerca de 50% da praticada pelos consórcios dos bancos que atuam no setor”, afirma Kogut. De acordo com Kogut, neste ano a fintech conseguiu 7 mil novos clientes no setor de imóveis, somando mais de R$ 1,3 bilhão em créditos comercializados.

Ademais, o empresário afirma que é o tempo menor da contemplação do crédito.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Tinnakorn jorruang / Shutterstock.com