Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consultar o próprio CPF na Serasa faz o score de crédito cair?

A Serasa libera consultas gratuitas o CPF, mas será que isso faz o score diminuir? Entenda sobre essa questão.

Alguns tipos de consulta ao seu CPF podem, realmente, interferir no score da Serasa. Em vista disso, a dúvida sobre a consulta ao próprio CPF se torna evidente. Por esse motivo, nós devemos destacar que caso você faça consulta sobre você mesmo, seu score não diminuirá. 

Portanto, podemos afirmar que as consultas ao seu CPF, desde que realizadas por você, não trazem desvantagens. Pelo contrário, fazendo isso é possível ter uma visão mais abrangente sobre sua pontuação.

Por outro lado, cada vez que você solicitar serviços como empréstimos, cartões de crédito ou financiamentos, as instituições financeiras realizam a consulta do seu score Serasa. Isso sim será um fator que pode diminuir a pontuação. 

Como consultar seu score Serasa?

Seu score aparece assim que você faz login no site ou aplicativo da Serasa, disponível para Android e iOS. A pontuação é de 0 a 1000, e a análise indica os seus riscos de inadimplência. Poucos pontos indicam altos riscos, enquanto pontos maiores indicam riscos menores; confira:

Celular com aplicativo Serasa em cima de uma mesa
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com
  • Excelente – entre 1000 e 701;
  • Bom – entre 700 e 501;
  • Baixo – entre 500 e 301;
  • Muito baixo – entre 300 e 0.

O que faz o score diminuir?

De acordo com os critérios de análise da Serasa, a falta de compromisso com crédito é o que mais pode fazer o score diminuir. Em segundo lugar, o fator de maior impacto diz respeito a pendências e registro de dívidas.

Com peso menor, mas mesmo assim sendo de importância no cálculo da análise do score, a evolução financeira, assim como as consultas ao CPF (sem ser as que você faz para saber a pontuação) também influenciam. 

  • 6% – Consultas ao CPF do consumidor;
  • 6% – Evolução financeira;
  • 33% – Registro de dívidas e pendências, como por exemplo, atrasar pagamentos;
  • 55% – Compromisso com o crédito. Nesse caso, ativar o Cadastro Positivo da Serasa no aplicativo pode te ajudar, pois ele exibe sua real movimentação financeira.

Veja também: Criança fez compra com Pix ou cartão dos pais: é possível ter o dinheiro de volta?

Imagem: Dilok Klaisataporn / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital