Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consulte se o seu nome está em restrição apenas usando o CPF

Aprenda a consultar seu nome de forma gratuita apenas usando o número do CPF e descubra se há alguma restrição

O índice de endividamento das famílias brasileiras é grande. Por isso, consultar seu nome no Serasa é uma excelente maneira de saber se ele está sujo ou não. A consulta pode ser feita de forma gratuita e usando apenas o CPF. 

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), em novembro de 2022, quase 79% das famílias brasileiras estavam endividadas. Assim, várias pessoas podem estar com o nome sujo. 

Entretanto, nem todas elas sabem disso, e é por isso que consultar seu nome é tão importante. Dessa forma, você identificará qual empresa incluiu seu nome das listas de mal pagadores e negociar a dívida. 

Como consultar seu nome

Pessoas com o nome sujo têm algumas limitações financeiras. Por exemplo, elas têm dificuldade em conseguir cartões de crédito, aumentar o limite do cartão que já possuem ou conseguir empréstimos e financiamentos.

Assim, para consultar seu nome de forma gratuita utilizando apenas os números do CPF, basta acessar o site de empresas de proteção ao crédito, como a Serasa e o SPC

Ambas permitem que as pessoas possam consultar seu nome de forma gratuita. Nos dois casos, será necessário fazer um cadastro e confirmar o e-mail. Entretanto, o cadastramento é rápido, assim como a confirmação. 

No site da Serasa, procure pela opção “Consultar CPF Grátis” e clique em “Meu CPF”. Se houver alguma restrição ela aparecerá. No caso do SPC, é necessário ir até o Portal do Consumidor do SPC e fazer o cadastro, para depois ter acesso às informações.

Feirão limpa nome

Se você utilizou os sites para consultar seu nome e descobriu que tem alguma restrição, não precisa se preocupar. A Serasa está organizando o Feirão Serasa Limpa Nome que conta com a participação de algumas das maiores empresas do país.

Nele, é possível negociar o pagamento das dívidas e conseguir descontos de até 90%. Entretanto, os interessados devem ser rápidos porque o evento só vai até o dia 23 de dezembro.

Imagem: JERO SenneGs / shutterstock.com