Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta conjunta vale a pena?

Entre os diferentes serviços dos bancos, a conta conjunta pode ser uma opção interessante. Saiba mais sobre a modalidade financeira!

Entre os diversos tipos de serviços oferecidos por uma instituição financeira, está a conta conjunta. Em suma, este tipo de produto é utilizado, na maior parte das vezes, por casais.

Todavia, este tipo de produto não está disponível exclusivamente para quem tem um parceiro. Por exemplo, pais e filhos também podem utilizar uma conta deste tipo para beneficiar ambos os lados, especialmente na questão de administração financeira.

Dessa forma, a conta conjunta pode ser um serviço interessante e útil em diversas situações. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

O que é uma conta conjunta?

Tal qual o nome indica, a conta conjunta é um tipo de conta corrente ou poupança em que duas ou mais pessoas podem utilizar, isto é, aceita mais de um CPF. Em suma, as regras e o número de pessoas que podem ter acesso vai variar conforme os critérios de cada instituição financeira.

Todavia, existem dois tipos de contas deste estilo. No caso, há a conta solidária. Em suma, este é o tipo em que qualquer um dos usuários podem realizar as movimentações que desejam, sem ter que pedir aprovação anteriormente.

Ou seja, todos os participantes da conta solidária podem utilizar os cartões de débito e crédito, solicitar empréstimos, realizar saques e transferências pois o correntista tem acesso aos serviços financeiros disponibilizados pelo banco de modo livre.

Já a conta não-solidária é aquela que qualquer movimentação depende da aprovação dos participantes deste produto. Assim, para utilizar o cartão ou solicitar empréstimo é necessário que todos os correntistas da conta conjunta estejam cientes e aprovem a ação.

Como abrir este tipo de conta?

Para abrir uma conta conjunta, basta ir a uma agência da instituição financeira ou, no caso dos bancos digitais, acessar o aplicativo da empresa. Assim, é possível solicitar este serviço fornecendo dados e concordando com termos e regras. Todavia, é importante destacar que só é possível realizar o pedido se os usuários forem maiores de idade.

Afinal, a conta conjunta vale a pena?

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que não há uma resposta definitiva para esta pergunta. Em suma, é possível destacar a economia de taxas e tarifas como uma das vantagens. Simultaneamente, este tipo de serviço é útil para se ter controle sobre os gastos coletivos.

Contudo, uma conta conjunta pode apresentar alguns riscos, especialmente caso ocorra descontrole entre uma das partes. Ou seja, é importante alinhar uma série de questões antes de contratar este tipo de serviço.

Imagem: luchunyu/shutterstock.com