Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz de graça: veja duas formas de conseguir a isenção

Veja como ter a conta de luz de graça com programas de desconto. Aprenda também dicas práticas para poupar energia em casa!

conta de luz vem causando preocupação em muitos lares brasileiros devido à alta dos preços, mas você sabia que é possível ter a tarifa de graça? A saber, existem programas e iniciativas que possibilitam descontos e até mesmo a isenção no pagamento da conta de energia.

Começando com o programa da Cemig chamado “2 Anos Sem Conta”, que é exclusivo para os idosos e permite até dois anos de conta de luz de graça. Além dessa iniciativa, o governo federal oferece a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que visa auxiliar famílias de baixa renda com as contas de energia.

Conta de luz de graça com o programa “2 Anos Sem Conta” da Cemig

Mão segurando uma lâmpada. Abaixo, em uma superfície, uma conta de energia, outros papéis, uma calculadora e moedas
Imagem: Daniel Krason / Shutterstock.com

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) proporciona até dois anos de conta de energia gratuita, com créditos de até R$ 5 mil para idosos com no mínimo 65 anos. No entanto, para ser elegível, é necessário receber o benefício de prestação continuada (BPC) e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Além disso, aqueles que necessitam de aparelhos elétricos constantemente por questões de saúde podem participar de um sorteio para a seleção. Para se cadastrar no programa da Cemig, os idosos devem entrar em contato com a distribuidora de energia e verificar a documentação necessária. Isso inclui o número do benefício do INSS e o NIS.

Ganhando isenção na conta com a TSEE

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é uma iniciativa do governo federal que ajuda famílias de baixa renda com as contas de energia. Para participar, você deve estar inscrito no Cadastro Único e ter uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Ademais, famílias que dependem de aparelhos elétricos devido a uma pessoa com deficiência podem ter uma renda mensal de até três salários mínimos. Para se cadastrar na Tarifa Social, basta a inscrição no CadÚnico. Se a família ainda não estiver cadastrada, ela pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Dicas para economizar na conta de energia

Além de se inscrever nesses programas, também é possível economizar energia por meio de hábitos simples e mudanças de comportamento.

Veja também:

INSS inicia pagamentos acima de R$ 1.412 hoje (01); confira

Por exemplo, trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, desligar aparelhos eletrônicos em standby, utilizar energia solar, aproveitar a luz natural do dia e fazer manutenção regular em aparelhos elétricos.

Imagem: Daniel Krason / Shutterstock.com