Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz mais cara por causa do ar-condicionado? Veja como evitar o desperdício de energia

Descubra por que o ar-condicionado pode consumir tanta energia e veja estratégias para reduzir o consumo e economizar na conta de luz.

Já se perguntou qual aparelho tem o maior consumo de energia na sua casa? A resposta pode te surpreender: a conta de luz e o ar-condicionado não costumam ser uma combinação barata. Sim, em muitos casos, o consumo de energia desse aparelho pode até ultrapassar o do chuveiro elétrico, já conhecido por seu alto consumo.

Segundo Edval Delbone, engenheiro elétrico do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em entrevista ao g1, há uma explicação matemática para isso. Se considerarmos um quarto com 15 metros quadrados, necessitamos de um aparelho de aproximadamente 1000 W.

Agora, se o ar-condicionado ficar ligado durante 8 horas de sono, ele consumirá 1000 W x 8 horas, dando um total de 8 kWh/dia e, consequentemente, 240 kWh/mês. Confira, a seguir, maneiras eficazes de economizar na conta de luz!

A conta de luz e o ar-condicionado: por que o aparelho consome mais energia que o chuveiro?

Como economizar utilizando ar-condicionado nesse calor
Imagem: Africa Studio / Shutterstock.com

Mas como pode o ar-condicionado consumir mais energia que o chuveiro, sendo que este último possui uma potência elétrica até 8 vezes maior? Delbone explica que os banhos geralmente têm duração de apenas cerca de 10 minutos. Portanto, mesmo que o chuveiro possua potência maior, ele acaba não representando um gasto significativo na conta de luz.

Veja também:

Utilize apenas o seu CPF para conseguir a isenção do IPTU 2024

No entanto, “Considerando um consumo médio mensal de uma família brasileira de 150 a 200 kWh/mês, somente o ar-condicionado vai ultrapassar o gasto da residência inteira”, alerta Delbone.

Como podemos reduzir o consumo de energia do ar-condicionado?

Se, ainda assim, a melhor opção para enfrentar o calor intenso é utilizando o ar-condicionado, há algumas estratégias que podem ajudar a economizar na conta de luz. Além de dar preferência a aparelhos com tecnologia “inverter”, que são mais eficientes energeticamente, podemos seguir alguns passos simples para reduzir o consumo:

  • Não coloque toalhas ou objetos na frente do aparelho;
  • Mantenha as portas e janelas do ambiente sempre fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado;
  • Use o timer para desligar o aparelho automaticamente, principalmente à noite, evitando funcionamento desnecessário;
  • Utilize os modos de economia de energia, caso estejam disponíveis no aparelho;
  • Ajuste a temperatura para em torno de 23°C, ideal para a saúde humana;
  • Evite desligar e ligar o ar-condicionado em períodos curtos de utilização.

Imagem: Africa Studio / Shutterstock.com