Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Correntistas denunciam novo golpe; saiba qual é

Muitas pessoas que possuem contas em bancos estão denunciando um novo golpe que já fez várias vítimas no país. Entenda!

Os golpes financeiros estão cada vez mais frequentes e preocupam os milhões de usuários de serviços bancários pelo país inteiro. Com isso, os golpistas aprimoram cada vez mais os seus métodos para parecerem mais acreditáveis.

Nesse sentido, os correntistas estão denunciando um novo tipo de fraude, chamada de “golpe do 0800” ou da falsa central eletrônica, que está fazendo cada vez mais vítimas no Brasil. Saiba quais são as características desse golpe a seguir.

Novo golpe faz muitas vítimas no Brasil

Mulher segurando cartão e celular com expressão de incredulidade no rosto.
Imagem: Pheelings media / Shutterstock.com

O “golpe do 0800” funciona da seguinte forma: criminosos enviam mensagens via SMS, WhatsApp ou Telegram, dizendo que houve uma transação suspeita e de valor alto em uma compra no varejo, por exemplo.

Assim, o texto ainda traz em seu corpo um número de telefone que se inicia com 0800. Como o número é muito parecido com o que as centrais de atendimento dos bancos utilizam, o cliente telefona para ele.

No entanto, na ligação os golpistas pedem diversas informações pessoais, como senhas e números de cartões. Ainda, pedem para que a vítima realize transações financeiras para eles, sempre se passando por funcionários de bancos.

Veja também:

Inteligência Artificial pode ajudar novos investidores; saiba mais

Mais informações sobre a fraude

Para dissimular a situação, os criminosos que aplicam o novo “golpe do 0800” afirmam para a vítima que o registro das ditas transações suspeitas não constam na fatura, porque elas ainda estariam em análise do banco. Assim, eles pedem que haja uma transação financeira para cancelar a operação.

A orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é a de que os clientes bancários fiquem atentos, já que os bancos não enviam SMS desse tipo. Além disso, as instituições não pedem informações sensíveis, como senhas e tokens por telefone.

Por fim, a Febraban também informa que os bancos nunca pedem estorno de uma transação através de uma ligação. Logo, caso essas situações aconteçam, sempre estarão relacionadas a algum tipo de golpe.

Imagem: Pheelings media / Shutterstock.com