Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Crime no WhatsApp! Muitas pessoas estão fazendo isso no app e pode ser considerado crime!

Crime no WhatsApp: existem algumas coisas que você pode fazer no WhatsApp que podem ser taxadas como crime. Confira!

Você sabia que existe uma ação que muitas pessoas cometem no WhatsApp e que pode ser considerada como crime? Isso mesmo, você pode estar cometendo um crime no WhatsApp, mesmo sem saber. Sendo assim, neste conteúdo, vamos mostrar o que acontece no WhatsApp, que pode ser um crime. 

Compartilhar prints de conversas no WhatsApp é crime? 

Sempre que falamos sobre crimes envolvendo o WhatsApp, muitas pessoas questionam: “compartilhar prints de conversas é crime?”. Pois bem, isso depende. 

Existem casos onde compartilhar prints de conversas é algo taxado como crime, mas em outros não. O grande ponto é que depende do contexto e também do que está sendo compartilhado.

Caso você esteja compartilhando prints de conversas com o objetivo de ter provas para se defender, no caso, onde as mensagens são relacionadas a você, isso não é um crime. 

Contudo, isso vai depender de caso para caso. Portanto, apenas um especialista na área jurídica poderá analisar o seu caso e ver se o compartilhamento foi correto ou não.

Compartilhamento de notícias falsas

Um outro ponto que vemos com muita frequência, mas que pode ser taxado como crime é a questão do compartilhamento de notícias falsas, as famosas fake news.

Principalmente para quem está em grupos no WhatsApp que tem relação com política, seja o assunto principal ou não. Assim, muitas pessoas acabam enviando matérias falsas sobre político A ou B. 

No entanto, quando você compartilha uma notícia que não é verídica, você pode estar sim cometendo um crime. Existem casos de pessoas que foram multadas por fazer compartilhamento de notícias inverídicas no WhatsApp.

Por isso, antes de enviar qualquer matéria, pesquise sobre ela para saber se aquela notícia é verdadeira ou não. Jamais compartilhe algo que você não tem plena convicção de ser verdade. 

Imagem: guteksk7 / shutterstock.com