Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Criminosos se passam por funcionários de bancos para aplicar golpes

Em golpe aplicado em Papanduva-SC, criminosos fingem ser funcionários de banco para enganar clientes. Entenda o caso!

Em golpe aplicado em Papanduva-SC, criminosos fingem ser funcionários de banco para enganar clientes. Os golpistas ligam para os moradores da cidade, alegando que são da agência Caixa Econômica Federal.

A ideia dos criminosos é enganar os clientes ao mascarar a identificação do número, utilizando recursos avançados de telefonia de voz sobre redes de dados (as chamadas VOIPs).

Este mesmo recurso é utilizado por diversas empresas de telemarketing, para camuflar o número e não ser identificado, garantindo que as pessoas atendam às chamadas.

Como os criminosos aplicam o golpe?

Os golpistas se aproveitam dos VOIPs e ligam para clientes da Caixa, alegando ser algum funcionário da agência. O modus operandi desses criminosos, é dar informações de procedimentos legítimos, solicitando dados e/ou outros procedimentos para concretizar o golpe.

Outra forma de fraude, é a de enviar SMS ou mensagens pelo WhatsApp, informando que algumas transações por Pix ou com os cartões de crédito não estão funcionando ou estão em análise. Assim, os criminosos direcionam os cidadãos a ligarem na “central de atendimento” para resolver o problema.

No entanto, o número informado não é o mesmo das vias oficiais da Caixa. No momento da ligação, solicitam informações como número de conta e até mesmo a senha do banco/aplicativo para “corrigir o problema”.

Golpes envolvendo a Caixa crescem em 2023

Os golpes “phishing”, como são conhecidos, são muito bem-sucedidos, pois os criminosos se utilizam de e-mails, mensagens de texto ou redes sociais, para extrair informações pessoais dos indivíduos.

A Caixa Econômica Federal declarou, que só entra em contato com o cliente pelos meios de contatos oficiais do banco. Além disso, também orienta a todos os seus clientes a não fornecerem informações sobre contas, senhas, cartões ou quaisquer dados bancários pelo telefone

Em seu site oficial, é possível encontrar uma cartilha de segurança, ensinando o que fazer em caso de alguma suspeita de golpe.

Imagem: wk1003mike / Shutterstock.com