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Cuidado: golpe faz cliente pagar R$ 400 a mais na conta de luz

Cuidado: golpe faz cliente pagar R$ 400 a mais na conta de luz. Confira mais sobre a fraude que aconteceu em uma empresa de Campo Grande

Com a explosão da internet e a digitalização de praticamente tudo em nosso dia a dia, cair em um golpe é cada vez menos provável. Entretanto, um dos golpes que aparecem regularmente por aí é o golpe do boleto falso, ou seja, quando você paga uma conta que acredita ser legítima, mas não é.

Isso aconteceu recentemente com um cliente de uma empresa de energia elétrica, que teve que pagar R$ 400 a mais em sua conta de luz. Quer saber como? Confira a seguir!

Saiba mais sobre o golpe da conta de luz

Assim, de acordo com as informações, o golpe ocorreu na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, com um cliente da empresa de energia elétrica Engelmig. A empresa é terceirizada da Energisa, que presta o serviço de corte e religamento de energia na região e esses os funcionários que acabaram percebendo a recorrência do golpe.

Com isso, segundo informações da Polícia Civil, entre o dia 1º de outubro e 25 de novembro, a empresa registrou um total de sete casos na região. Todos eles aconteceram da mesma forma: esses clientes entraram em um site falso, acreditando ser o site da Energisa. Em seguida, conversaram com atendentes pelo WhatsApp e receberam uma chave de Pix para fazer o pagamento.

Acontece que, é claro, o pagamento realizado era de um boleto falso. Assim, as pessoas deixavam de pagar a sua luz, acreditando já terem pago e acabavam sofrendo com cobranças e até com o desligamento de energia. Os comprovantes de transação da empresa e cujos valores tiveram divulgação pelo Correio do Estado, mostraram que os boletos pagos iam de R$ R$ 465,46 a R$ 491,83.

Como se prevenir de fraudes com boleto

Porém, existem alguns detalhes que dão pistas do golpe. Em uma das contas, por exemplo, no campo “Dados do recebedor”, é possível conferir o nome “Energisa Mato Grosso do Sul”, sem identificação do CNPJ. O que já poderia levantar suspeitas. Já outra conta de luz traz o nome da empresa escrito errado, como “ENGIRSA DISTRIBUIDORA”.

Por fim, vale ficar atento a esse tipo de situação. Busque nunca confiar em boletos enviados por WhatsApp, uma vez que empresas de energia sempre disponibilizam seus documentos através do site oficial ou por Correios.

Ao ser procurada pela empresa, a concessionária de energia pede para que os clientes estejam atentos às informações das cobranças e também que confiem apenas nos canais oficiais da concessionária: aplicativo Energisa ON (Android e iOS) ou o telefone 0800 722 7272.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com