Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado motoristas: esta máquina pode aplicar 30 multas por minuto

Os motoristas brasileiros precisam ficar atentos a um radar que consegue multar 30 veículos por minuto. Confira!

Os condutores brasileiros precisam estar sempre atentos às regras de trânsito. Além de evitar acidentes, os motoristas também evitam possíveis punições e multas, já que diversos equipamentos estão espalhados nas vias públicas para esse fim.

Uma dessas ferramentas, portanto, é um radar do tipo “pistola”. Assim, uma nova versão desse aparelho consegue multar até 30 carros por minuto, a uma distância de até 650 metros. Saiba mais sobre o seu funcionamento a seguir.

Radar que aplica 30 multas por minuto preocupa motoristas

Radar pistola do modelo Trucam.
Imagem: Divulgação / PRF

Os agentes de trânsito já passaram a adotar um novo tipo de radar. Conhecido como ‘metralhadora de multas’, a versão mais atual do equipamento consegue medir a velocidade de 30 carros por minuto, operando a uma distância de até 650 metros.

Veja também: Feriados de outubro: confira as principais datas do mês

Trata-se, portanto, do modelo Trucam, que possui mira a laser e sensor de presença. Ainda, a fornecedora oficial de sensores de laser para a fabricante Lasertech Brasil, inclusive, é a Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

Assim, ele consegue verificar 3 veículos por segundo, como carros, caminhões, ônibus e motos, além de registrar velocidades de até 322 km/h. Ainda, consegue calcular a distância entre um veículo e outro, e é capaz de diferenciá-los quanto ao tamanho de forma automática, podendo multá-los individualmente. Logo, cabe aos motoristas sempre ficarem atentos à velocidade permitida nas vias.

Outras informações sobre o “super-radar”

Apesar de poderoso, existem alguns casos em que o equipamento não pode ser utilizado. A resolução 798 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), por exemplo, diz que dois radares, de qualquer tipo, devem ficar distantes um do outro em 500 metros nas cidades e em vias rurais com características de vias urbanas.

Ainda, a distância não pode ser menor do que 2 quilômetros em vias rurais de trânsito rápido. Por fim, não se pode utilizar esses radares em trechos de menos de 5 quilômetros, que tenham variações quanto aos seus limites de velocidade.

Imagem: Anna Kraynova / shutterstock.com