Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado! Veja o valor da multa por levar passageiros além do limite

Ao dirigir com mais pessoas do que o carro permite, além de ser perigoso, pode render uma multa salgada. Saiba mais!

Embora exista o número máximo de passageiros que se pode levar em veículos, não é incomum ver motoristas imprudentes “dando o seu jeitinho” para enfiar mais um passageiro. Porém, é necessário ter muita atenção nisso.

É dito isso, pois ao dirigir com mais pessoas do que o carro permite, além de ser perigoso, pode render uma multa salgada. O ato vai contra as leis de trânsito e é passível de multa. Além disso, o motorista pode causar acidentes graves de trânsito.

Ultrapassar o limite de passageiros dá multa e pontos na CNH

Os carros comuns têm um número limite de 5 passageiros. Sendo assim, na frente senta o motorista e um passageiro, e atrás mais três pessoas.

Em suma, há várias razões pelas quais transportar passageiros a mais é perigoso. Entre eles, está o fato de não existir cinto de segurança para mais de 5 pessoas. Além disso, ter mais passageiros pode prejudicar a visibilidade do motorista, alterar o peso do carro e, assim, prejudicar a sua estabilidade.

Esses problemas induzem a acidentes de trânsito. Ou seja, embora pareça uma atitude “inofensiva”, transportar uma pessoa a mais pode trazer o risco de um acidente.

Atualmente, levar mais do que o número permitido de pessoas no carro é uma infração média. Sendo assim, o motorista leva multa e pontos na carteira. O valor da multa é de R$ 130,60, e o motorista leva 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, também é possível a retenção do veículo.

Caso não saiba o número de pessoas que o seu veículo pode transportar, é possível encontrar a informação no Certificado de Registro do Veículo (CRV).

E, caso você leve essa multa, pode recorrer em até 15 dias. Porém, só ocorre a anulação dela no caso de legítima defesa, ou no caso de emergência médica. E nesses casos, você precisa comprovar a situação.

Imagem: mojo cp / shutterstock.com