Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Datafolha aponta rejeição da CLT por parte dos entregadores

Pesquisa do iFood e do Uber indica que mais de 70% dos profissionais de app rejeitam a CLT e preferem o trabalho autônomo. Saiba mais!

O Datafolha divulgou nesta segunda-feira (22) a pesquisa “Futuro do Trabalho por Aplicativo”, que indica que três a cada quatro entregadores que trabalham por aplicativos rejeitam o trabalho pelo regime CLT.

De acordo com levantamento, 75% dos profissionais alegam que o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) teria impacto na autonomia e flexibilidade que eles têm atualmente. Assim, os entrevistados preferem o regime atual.

Ademais, o levantamento ainda aponta que nem os benefícios da CLT atraem esses trabalhadores. A pesquisa “Futuro do Trabalho por Aplicativo” foi encomendada pelos aplicativos iFood e Uber.

Destaques do levantamento sobre CLT

Conforme levantamento do Datafolha, 75% dos motoristas e entregadores de aplicativo preferem a autonomia. Enquanto apenas 14% dos profissionais preferem o vínculo CLT com acesso aos benefícios.

Além disso, na pesquisa “Futuro do Trabalho por Aplicativo, 68% dos entrevistados informaram que contribuiriam com a Previdência Social caso as plataformas automatizassem esse processo. Vale destacar que esse é um benefício garantido pelo regime CLT.

Além disso, o levantamento ainda indicou outros fatores relevantes relacionados ao desejo do trabalhador de aplicativo. Dessa forma, é possível apontar que:

  • 89% dos entrevistados acreditam que útil garantir os benefícios da CLT, desde que não haja interferência na flexibilidade de atuação;
  • 11% desejam todos os direitos do trabalho da CLT, ainda que perca flexibilidade;
  • 30% contribuem para previdência privada;
  • 25% comentaram que realizam a contribuição como Microempreendedor Individual (MEI);
  • 26% não contribuem com a previdência (privada ou pública).

Pesquisa do Datafolha

Por fim, vale destacar que o Datafolha fez a pesquisa com 2.800 pessoas, sendo 1.800 entregadores e 1.000 motoristas, em todo o Brasil, ao longo do primeiro trimestre de 2023.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, sendo que o índice de confiabilidade é de 95%. Além disso, é possível acessar o relatório completo sobre a CLT e o trabalho por aplicativo por meio deste link.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com