Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Declarar ações no Imposto de Renda 2023: siga o passo a passo

Saiba como é o passo a passo para declarar ações no Imposto de Renda 2023 e qual é a taxa de tributação nestes casos.

As declarações do Imposto de Renda 2023 começaram nesta semana, então, se você investe em ações, é preciso prestar atenção neste processo. Vale destacar que o prazo para entregar a documentação vai até 31 de maio.

Desse modo, todos os que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, no ano-base de 2022, precisam declarar. Antes de acessar o site da Receita, é recomendado ter em mãos o Informe de Rendimentos de 2022, disponibilizado pela sua corretora. 

Além disso, o ideal é reunir, conforme os investimentos são feitos, todos os dividendos em uma planilha, para manter um controle de movimentações. Esse processo pode facilitar na hora de entregar os documentos. 

Como declarar? 

Veja a seguir o passo a passo para declarar ações:

  • Entre no site da Receita;
  • Selecione a aba “Bens e Direitos”;
  • Escolha no campo grupo a opção “03-Participações societárias”;
  • Selecione no campo grupo a opção “01- Ações”;
  • Digite o número do CNPJ da empresa que consta no informe dos rendimentos;
  • Em “Discriminação”, descreva o tipo de ação, a data da operação e o nome da empresa;
  • Declare a situação: coloque a “Situação em 31/12/2021” e “Situação em 31/12/2022, conforme o informe de rendimentos;
  • Repita o processo até declarar todas as ações. 

Quem precisa declarar as ações? 

Todas as pessoas que fizeram operações de compra ou venda de ações em 2022 deverão declarar à Receita Federal. Isso porque é necessário acertar as contas mesmo que a pessoa não se encaixe nas demais regras de declaração. 

Taxa de tributação das ações

O valor da taxa de tributação é um assunto que muita gente tem dúvida. Então, é importante destacar que se a quantia movimentada em ações foi até R$ 20 mil, não há tributos a pagar, mas como dito acima, ainda é necessário declarar as movimentações à Receita. 

Assim, a taxa de tributação para operações normais na B3, a Bolsa de Valores brasileira, é de 15% sobre o lucro da ação. Já as ações day trade, as de compra e venda no mesmo dia, são 20% do lucro da ação. 

Imagem: Bigc Studio/ Shutterstock