Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Deputado aciona AGU após falas polêmicas de Lula

Saiba por que um deputado acionou a AGU depois da fala de Lula no Uruguai e veja quais foram os políticos que apoiaram a iniciativa

Desde domingo (22) o presidente Lula está em viagem oficial. Assim, na segunda e terça-feira, o presidente cumpriu agenda na Argentina, mas desde ontem está no Uruguai.

Vale destacar que a intenção da viagem é estreitar laços com os países da América Latina que ficaram distantes do Brasil na gestão Bolsonaro.

Desse modo, durante a viagem, Lula atacou o ex-presidente Michel Temer e o acusou de ter sido responsável pelo impeachment de Dilma Rousseff. Além disso, o petista ainda classificou a saída da ex-presidente como “golpe”. 

Diante da fala do presidente, Kim Kataguiri (União Brasil-SP) acionou a AGU (Advocacia-Geral da União) contra Lula. O pedido aconteceu porque, para o deputado, a fala do presidente é classificada como “fake news”.

Quais os argumentos de Kataguiri? 

Primeiramente, o deputado declarou que o impeachment de Dilma passou pelo processo regularmente no Congresso Nacional, e que o STF (Supremo Tribunal Federal) chancelou a constitucionalidade do processo. 

Dessa forma, o parlamentar afirma que a fala de Lula é uma inverdade, visto que para ele o presidente está espalhando desinformação sobre “um fato histórico e do funcionamento das instituições democráticas brasileiras”. 

Apesar de Katahuiri classificar a fala de Lula como fake news, o próprio site do Planalto usa o termo para se referir ao fato. Contudo, a repercussão do caso causou descontentamento de partidos políticos da oposição.

Portanto, o PSDB entrou com uma ação na Justiça para que o site retire o termo, visto que para eles descrever a saída de Dilma da presidência dessa forma fere a Constituição. 

Políticos que apoiaram o deputado

Outros políticos também assinaram o pedido, como Glauco Braido, vereador de São Bernardo do Campo. O bolsonarista Ubiratan Sanderson (PL-RS) disse ter protocolado o primeiro pedido de impeachment contra Lula, sob o pretexto de que ele cometeu um crime de responsabilidade ao dizer que o impeachment de Dilma foi golpe.

Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, comemorou a iniciativa do deputado em sua conta oficial no Twitter.

Imagem: Marcus Mendes / Shutterstock