Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra o que é voto de legenda

Em eleições proporcionais, que são aquelas em que os eleitores escolhem vereadores, deputados estaduais, federais e distritais, é permitido que o eleitor expresse sua preferência por um candidato específico (voto nominal) ou pelo partido político de sua preferência (voto de legenda).

Voto nominal e de legenda

Dessa forma, no voto nominal, o eleitor escolhe um candidato específico para o cargo. Contudo, no voto de legenda, o eleitor escolhe um partido político. Portanto, o eleitor vota para que a vaga em questão, seja ela para deputado federal ou estadual, seja preenchida por qualquer candidato daquela legenda.

Assim, o sistema eleitoral não tem uma lista fechada para determinar a ordem dos candidatos dos partidos que irão ocupar o posto efetivamente, a ordem é estabelecida a partir da quantidade de votos nominais recebidos por cada candidato. Por isso, votar em um candidato específico ajuda que este realmente assuma o cargo pretendido.

Portanto, com a lista aberta, os candidatos, via de regra, representam mais a sociedade.

Puxadores de voto

Todavia, o voto de legenda pode prejudicar os candidatos que não consigam o piso de votos válidos para se eleger. Pois, de acordo com a Legislação Eleitoral, para ser eleito, o candidato deve ter no mínimo 10% do quociente eleitoral de seu Estado. O procedimento funciona como uma forma de reduzir o impacto dos “puxadores de voto”, que são aqueles com número alto de votos que acabam dando cadeiras a muitos outros candidatos que, em tese, por terem poucos votos, representam menos os cidadãos.

Eleição

O primeiro turno da eleição acontece neste domingo, 2 de outubro. Contudo, caso haja segundo turno, acontecerá no último domingo do mês, 30 de outubro.