Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra qual é o rendimento da poupança do Banco do Brasil

Saiba mais informações sobre o rendimento da poupança do Banco do Brasil, além dos demais detalhes sobre esse serviço!

Começar a guardar dinheiro é um passo importante quando se quer atingir um objetivo. Por isso, é preciso saber qual é a melhor opção para fazê-lo. Pensando nisso, saiba qual é o rendimento da poupança do Banco do Brasil.

Vale destacar que essa forma de poupar renda apresenta baixos riscos e não há cobrança de Imposto de Renda para os seus usuários, por exemplo. Saiba mais detalhes sobre esse serviço adiante.

Saiba os números do rendimento da poupança do Banco do Brasil

Celular na mão com app do Banco do Brasil aberto na tela inicial
Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com

Primeiramente, a rentabilidade dessa forma de investimento é definida por lei e ela varia de acordo com a taxa Selic. Dessa forma, o rendimento da poupança do Banco do Brasil rende 0,5% ao mês acrescida da Taxa Referencial (TR) quando a Taxa Selic está acima dos 8,5% ao ano. Porém, quando ela é igual ou menor a 8,5%, rende 70% da meta Selic + TR.

Ainda, pessoas físicas que utilizam a poupança dessa instituição financeira não precisam pagar tributos, como o Imposto de Renda (IR), por exemplo. Por outro lado, a alíquota cobrada para pessoas jurídicas é de 22,5% de IR sobre os rendimentos.

Como funciona o rendimento?

O rendimento da poupança do Banco do Brasil é creditado de acordo com a data-base, também conhecida como aniversário. Logo, trata-se do dia em que ocorreu o depósito ou transferência do dinheiro para esse serviço.

Assim, isso acontece na mesma data ou no dia seguinte a essa aplicação. Portanto, para pessoas físicas, o crédito do rendimento acontece em um mês. Já para pessoas jurídicas, isso acontece a cada 3 meses, portanto.

Vale destacar, ainda, que os correntistas do Banco do Brasil já possuem uma conta poupança vinculada automaticamente. Dessa maneira, é possível compartilhar o mesmo cartão e senha para ambas as contas. Porém, caso o usuário preferir, ele pode ter apenas uma poupança em seu nome, também com o direito de possuir cartão de débito para compras e pagamentos, além de saques no Brasil e no exterior.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com