Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desligamentos voluntários batem recorde e sinalizam mudança no mercado de trabalho brasileiro

A recente tendência de desligamentos voluntários, um recorde em 2023, sinaliza uma mudança no comportamento do mercado de trabalho. Confira.

Com cada vez mais pessoas optando por deixar seus postos de trabalho, os desligamentos voluntários atingiram um recorde em 2023. 

Dados da LCA Consultores mostram que de 21,5 milhões de desligamentos no último ano, 7,3 milhões foram demissões voluntárias, representando 34% do total. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

Número de demissões voluntárias

Empregado que pediu demissão levando da empresa seus objetos pessoais
Imagem: chayanuphol / shutterstock.com

Ao comparar com os anos anteriores, é notável um aumento significativo nos desligamentos voluntários no mercado de trabalho brasileiro.

A saber, em 2022, foram 6,8 milhões (33,6%), em 2021, 5,6 milhões (33,4%) e em 2020, 3,8 milhões (27%). Em resumo, essa tendência crescente sinaliza mudanças no comportamento dos trabalhadores perante as condições de trabalho.

Por que as pessoas estão deixando seus empregos?

Existem vários fatores que levam ao pedido de demissão voluntária. Entre eles, a busca por empregos mais alinhados às expectativas individuais, a entrada de mais jovens no mercado de trabalho e as mudanças na metodologia de avaliação do emprego, como o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O nível de instrução também emerge como um fator relevante, sendo que trabalhadores mais qualificados agora lideram o índice de demissões voluntárias.

Efeitos das demissões voluntárias

Segundo Bruno Imaizumi, economista da LCA Consultores, o aumento dos desligamentos voluntários reflete uma oferta maior de vagas no mercado, permitindo que os trabalhadores busquem oportunidades que melhor atendam às suas aspirações profissionais.

“Esse movimento é particularmente evidente entre os jovens, para quem o sucesso profissional muitas vezes está associado à realização pessoal no trabalho”, afirma. No entanto, esse fenômeno também ressalta a importância de políticas e práticas que valorizem e engajem os trabalhadores nas empresas, adequando-se às novas demandas do mercado de trabalho.

Veja também:

Solicitar este cartão de crédito da Visa pode te render uma grande recompensa; saiba mais

Apesar do crescimento recente nos pedidos de demissão voluntária, as previsões para 2024 indicam uma possível redução desses números devido ao cenário econômico atual. Assim, embora essa tendência possa representar uma revolução no mercado de trabalho, ela ainda está sujeita às variações econômicas que afetam o país.

Imagem: chayanuphol / shutterstock.com