Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dia Internacional das Mulheres: conheça a história do 8 de março

Qual a história do Dia Internacional das Mulheres? Saiba como essa data se tornou um símbolo de luta e celebração das conquistas das mulheres.

Neste dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. A data é lembrada anualmente em diversos países ao redor do mundo. Além disso, é uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres e para reforçar a importância da busca pela igualdade de gênero.

A data serve como lembrete das conquistas e lutas de mulheres ao longo da história. A origem deste dia remonta ao início do século XX, com grandes mudanças sociais e políticas. Mas, você sabe como essa data surgiu e por quê?

Qual é a origem do Dia Internacional das Mulheres?

O início do século XX foi um período de grandes mudanças sociais e políticas em todo o mundo. Em 1908, um grupo de mulheres socialistas nos Estados Unidos organizou a primeira manifestação pelos direitos femininos, exigindo melhores condições de trabalho, igualdade salarial e direito ao voto.

No mesmo ano, 15 mil mulheres fizeram um protesto em Nova York exigindo esses mesmos direitos. Em 1910, Clara Zetkin, líder socialista alemã, propôs a criação do Dia Internacional da Mulher durante a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca.

Foi em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça que a data foi comemorada pela primeira vez. Seguindo essa ocasião, este ano marca o 112º Dia Internacional das Mulheres. Contudo, o dia só foi oficializado em 1975, pela ONU.

Qual a importância da data?

A data, 8, foi escolhida após uma greve realizada por mulheres russas durante a guerra, em 1917. As manifestantes pediram “pão e paz”, em referência à insatisfação com o Czar Nicolau II. O desfecho foi uma vitória para as mulheres: o governante abdicou o poder e foi concedido o direto ao voto feminino.

Desde então, esse dia tem sido uma oportunidade para mulheres reivindicarem seus direitos em uma sociedade que ainda resiste em reconhecer a importância do papel das mulheres, em todos os aspectos. A luta pela igualdade de gênero é longa, mas o 8 de março é uma lembrança importante de que a luta continua e que a solidariedade entre mulheres é fundamental para alcançar tais objetivos.

Imagem: Yuganov Konstantin/Shutterstock