Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

13 dicas fundamentais para proteger seus dados bancários no celular

Mais da metade das transações financeiras são feitas por celular. Veja como proteger seu aparelho.

Já faz algum tempo que a maior parte dos brasileiros faz uso de bancos digitais. Assim, se as filas em agências tradicionais já não são um problema, existem outros fatores que podem causar preocupação aos usuários. Um deles é a respeito da segurança, uma vez que 51% das operações em 2020 foram feitas por ferramentas móveis, segundo a Febraban.

Portanto, nesse cenário, é preciso saber algumas dicas essenciais para proteger seus dados no celular e não ser vítima de golpes. Então, para saber mais, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Teve os dados vazados? Busca do Google permite remover celular e documentos expostos

13 dicas fundamentais para proteger seus dados bancários no celular

Primeiramente, é preciso esclarecer que os bancos digitais são sim seguros. Assim, a facilidade que eles trazem se somam à segurança que você teria em qualquer outro banco. Contudo, da mesma forma que aconteciam golpes em bancos tradicionais, é possível sofrer golpes financeiros também a partir de bancos digitais.

Além disso, os bancos exigem que o aparelho usado para as movimentações seja registrado em seu sistema. Dessa forma, somente dispositivos cadastrados podem realizar operações. Mesmo assim, muita gente sente insegurança na hora de usar esses aplicativos, especialmente com a ocorrência de cada vez mais crimes digitais. Então, para não ter esse problema, confira alguns cuidados que podem ajudar muito a proteger seus dados!

1. Instale o aplicativo oficial do banco

Esse é o primeiro passo: obter o app correto. Isso porque existem muitos golpistas que criam clones de sites e softwares para enganar os usuários. Assim, se você tem dúvida, acesse o site oficial do banco. Lá você encontrará os aplicativos disponíveis para download.

2. Não use o app do banco em aparelhos de terceiros

Mesmo que seja o smartphone de um conhecido, jamais insira seus dados bancários para fazer consultas. Isso porque o dispositivo pode ter um programa mal-intencionado que identifica as entradas do teclado, registrando sua senha. Todo cuidado é válido.

3. Use a ferramenta apenas em redes seguras

Redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas são perigosas para a segurança digital. Portanto, evite conexões de ônibus, trem ou shoppings, já que estas são mais vulneráveis a ataques. Porém, prefira usar o app do banco apenas em conexões privadas, como a da sua casa.

4. Não guarde informações sobre a conta no celular

Não salve senhas ou informações sobre sua conta no celular. Afinal, se você perder o aparelho, ou for roubado, elas podem ser facilmente acessadas por um golpista, que terá acesso ao seu conteúdo.

5. Habilite a verificação em duas etapas

Essa dica vale ouro. Muitos aplicativos de banco confirmam a realização de transações que envolvem dinheiro com a emissão de um token pela própria ferramenta. É a chamada verificação de duas etapas. Se você tiver essa opção disponível, sempre a habilite!

6. Tenha antivírus e, se possível, use VPN

Um bom antivírus atualizado no aparelho de celular pode enviar alertas de vulnerabilidade em caso de perigo, além de possibilitar o bloqueio de tela, que impede que alguém que pegue o telefone consiga chegar ao app do banco.

7. Monitore suas contas com frequência

Esteja atento a movimentações suspeitas nas contas bancárias e nos cartões de crédito. Além disso, se você identificar uma fraude, informe imediatamente o banco.

8. Bloqueie o IMEI

O IMEI é o número que identifica um aparelho. Ao bloqueá-lo, o usuário impede que ele seja usado. Para encontrar esse número, insira *#06# na tela de ligações. Essa instrução mostra as informações do dispositivo no display. Aí é só anotar o IMEI em um lugar seguro. Mas, esse bloqueio não impede, entretanto, que o celular funcione em redes Wi-Fi.

9. Formate o aparelho a distância

A formatação a distância pode ser ótima para evitar golpes financeiros. Em dispositivos Android, esse apagamento remoto pode ser feito via antivírus. Já se o modelo for um iPhone, é possível acionar o comando no site do iCloud. Com isso, se o smartphone estiver ligado e conectado a uma rede, será formatado automaticamente.

10. Proteja o chip com uma senha

Hoje em dia, é possível adicionar uma combinação no chip, de preferência uma diferente daquela usada para desbloquear o aparelho. Isso impede que ele seja usado em outro dispositivo, ou que o golpista utilize o recurso “Esqueci minha senha” e tenha acesso a suas contas bancárias.

11. Não use a mesma senha

Nunca use a mesma senha para mais de um método de segurança. Atualmente, muitos aparelhos têm a aba “Senhas” no menu de configurações, que mostra todas as combinações armazenadas no dispositivo (inclusive as que já foram trocadas). Se o golpista tiver acesso a isso, já era.

12. Evite armazenar dados de cartão de crédito

Deixar o número do cartão de crédito guardado no aparelho e em e-commerce é uma prática comum. Mas não é nada indicada, pois não oferece segurança. É melhor que você precise preencher seus dados a cada compra, do que correr o risco de ter o celular roubado e várias compras feitas sem sua permissão.

13. Defina um e-mail alternativo de recuperação

Por fim, tenha sempre um e-mail alternativo para a recuperação de senhas de seu banco. E o mais importante: este e-mail não deve estar cadastrado no aparelho celular. Isso porque, se este for o caso, o criminoso poderá solicitar uma nova senha, e ter acesso a isso através deste e-mail.

Enfim, lembre-se: os bancos nunca enviam e-mail ou SMS com links para atualização de aplicativos. Se receber mensagens desse tipo, não clique nos links nem insira suas senhas. Por segurança, apague-as imediatamente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com