Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Diferença salarial entre homens e mulheres apresenta queda

A última década registrou uma diminuição na disparidade salarial de gênero, com uma aproximação salarial entre homens e mulheres. Veja!

No Brasil, a última década registrou uma diminuição na disparidade salarial de gênero, com uma notável aproximação salarial entre homens e mulheres. Assim, segundo dados de um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice que avalia esta paridade evoluiu de 72 em 2013 para 78,7 em 2023. 

O levantamento sobre a paridade de gênero é feito por meio de um sistema de pontuação que se estende de 0 a 100, com 100 indicando total equidade salarial. Dessa forma, além da melhora na equidade salarial, o estudo também observou um aumento na participação das mulheres em posições de liderança, saltando de 35,7% em 2013 para 39,1% em 2023. 

Outra notícia boa foi que, no mesmo período, o índice de empregabilidade feminina também mostrou progresso, aumentando de 62,6 para 66,6, um incremento de 6,4%. Veja mais detalhes!

Maior escolaridade entre as mulheres

Além disso, os resultados do estudo da CNI ainda destacaram que as mulheres têm, em média, um maior nível de escolaridade em comparação com os homens. Enquanto as mulheres completam em média 12 anos de estudo, os homens concluem 10,7 anos. 

No entanto, mesmo com maior escolaridade, as mulheres dedicam mais horas semanais aos cuidados domésticos e familiares, o que se denomina jornada de trabalho reprodutiva. Assim, entre os trabalhadores, as mulheres dedicam 17,8 horas por semana em média para tarefas domésticas, em comparação com 11 horas para os homens, no ano de 2022. 

Homem e mulher sentados conversando durante entrevista de emprego
Imagem: Studio Romantic / Shutterstock.com

Lei de igualdade salarial

Em julho de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que assegura igualdade salarial entre homens e mulheres. Assim, essa lei estabelece medidas para promover salários mais justos por meio de uma maior fiscalização contra a discriminação e simplificando os procedimentos legais para garantir a igualdade salarial.

Veja também:

Inadimplência aumenta em janeiro de 2024, após dois meses de queda

Diante disso, as empresas que contam com pelo menos 100 funcionários devem enviar relatórios semestrais sobre salários e os critérios para tais remunerações. Dessa forma, esses relatórios devem possibilitar a comparação dos salários entre homens e mulheres.

Imagem: Studio Romantic / Shutterstock.com