Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dinheiro em espécie vai deixar de existir?

Especialistas fazem previsão do que deve acontecer com o dinheiro em espécie e o que pode substitui-lo em pouco tempo. Confira!

Nos últimos anos, a tecnologia transformou o modo como as pessoas lidam com o dinheiro em espécie. Isso porque os meios eletrônicos de pagamento, como cartões de crédito e débito, transferências e pagamentos por aplicativos, estão se tornando mais populares. 

Por sua vez, o dinheiro em espécie está perdendo espaço. O declínio do dinheiro de papel é uma tendência global, impulsionada pela conveniência e segurança oferecidas pelos meios eletrônicos de pagamento.

Além disso, o avanço das tecnologias de segurança tem permitido a criação de meios eletrônicos de pagamento cada vez mais seguros e confiáveis, o que aumenta a confiança das pessoas em utilizá-los.

Benefícios dos pagamentos digitais

A mudança para os meios eletrônicos de pagamento também traz vantagens para as empresas, que podem reduzir custos e melhorar a gestão de dinheiro.

No entanto, o dinheiro em espécie ainda é importante em muitos países onde a infraestrutura econômica ainda não tem o patamar dos países desenvolvidos.

Além disso, o dinheiro de papel tem um valor histórico e cultural importante em muitos lugares, sendo considerado um símbolo de soberania e independência. Por isso, há quem defenda que o dinheiro de papel ainda tem seu lugar na sociedade, mesmo que seu uso seja cada vez mais limitado.

Além disso, para alguns, a posse de notas e moedas pode ser um símbolo de liberdade financeira, já que não dependem de sistemas eletrônicos para funcionar.

Outro ponto é que o dinheiro em espécie pode ser uma forma de inclusão econômica para pessoas que não têm acesso a meios eletrônicos de pagamento.

No Brasil, já está em fase de testes, por exemplo, o real digital. Na prática, ele será uma moeda virtual que deve iniciar as operações no final de 2024 e será transacionado em rede pelo Banco Central, com a participação apenas das instituições financeiras.

O futuro do dinheiro em espécie

Embora o dinheiro de papel ainda tenha uma função importante em alguns lugares, é difícil negar que sua utilização está em declínio.

Assim, especialistas preveem que, em um futuro não muito distante, o dinheiro de papel será apenas um item de colecionadores, assim como antigas moedas e notas que já não circulam mais.

Contudo, é importante lembrar que a transição para meios eletrônicos de pagamento deve ser feita de forma responsável e inclusiva. Afinal, é necessário garantir que todas as pessoas tenham acesso a esses meios e que a segurança e privacidade delas sejam preservadas.

Imagem: RHJPhtotos / shutterstock.com