Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Direção do INSS queria esconder farra das aposentadorias; entenda

O INSS tentou abafar casos de descontos nos benefícios dos segurados do órgãos, como os aposentados. Entenda!

Em uma investigação exclusiva do portal Metrópoles, revelou-se um cenário preocupante envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, houve acordos de cooperação técnica com entidades que praticam descontos, aparentemente indevidos, nos benefícios de aposentadorias e pensões.

Ainda, apontou-se também a dificuldade em acessar informações públicas sobre as arrecadações dessas associações. Assim, isso levanta questionamentos sobre a transparência e segurança dos direitos dos aposentados brasileiros. Continue a leitura!

INSS tentou esconder casos de descontos na aposentadoria

Fachada da Previdência Social do INSS
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

O desconto de mensalidade associativa permite que algumas entidades, através de acordos com o INSS, realizem cessões diretas no benefício de aposentadorias e pensões. Essa prática, supostamente destinada a financiar serviços aos associados como assistência em saúde, se viu crescer em número de entidades autorizadas e, consequentemente, no montante mensal arrecadado.

No início do debate, o número de associações aptas a aplicar tais descontos nos pagamentos do INSS era menor. Entretanto, em pouco tempo, esse número aumentou significativamente, assim como os valores arrecadados mensalmente. Logo, eles saltaram de R$ 85 milhões para R$ 250 milhões.

Saiba mais sobre a investigação

Após negarem as múltiplas solicitações pelo Metrópoles com base na Lei de Acesso à Informação e uma consequente batalha pela transparência, os números vieram à tona.

Assim, a revelação desses dados mostra a difícil jornada para obter respostas claras de órgãos públicos, além do montante bilionário coletado de forma questionável. Isso foi possível após o pedido de apelo à Controladoria-Geral da União (CGU) e uma decisão favorável da Ouvidoria do INSS.

Veja também:

Haddad indica que pode ter que revisar projeção do PIB para cima

Por fim, portal questionou o INSS sobre descontos indevidos feitos por entidades e o aumento das parcerias e reclamações contra elas, mas o órgão não se manifestou. Em dezembro, o INSS afirmou que mantém acordos de cooperação técnica com entidades de classe para desconto de mensalidade associativa com base na Lei nº 8.213/1992 e no Decreto nº 3.048/1999.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com