Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dívidas com cartão de crédito: 5 dicas para renegociar e ficar em dia

Conheça 5 fatores que podem te ajudar no momento de renegociar as dívidas com cartão de crédito. Saiba mais sobre o assunto!

Os cartões de crédito estão ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros. Todavia, mesmo em um cenário de alta do produto, é relevante entender os riscos de contrair dívidas com o item.

O que não é à toa, afinal os juros rotativos desse meio de pagamento superam a casa dos 300%. Inclusive, esse contexto ganha um grau mais elevado de preocupação quando o Banco Central (BC) aponta que mais de 84 milhões de usuários possuíam alguma pendência com tal recurso no último ano.

Assim, as dívidas com cartão de crédito são um problema real para grande parte dos brasileiros. Entretanto, existem algumas dicas úteis para quem deseja sair da situação e ter a vida financeira regularizada.

Dívidas com cartão de crédito: 5 dicas

Em suma, as dívidas com cartões de crédito são um problema real na vida do brasileiro. Portanto, é natural que essas pendências impactem na vida de milhares de pessoas. Porém, existe a possibilidade de renegociar tais débitos, especialmente para evitar os juros relacionados aos cartões. Nesse sentido, cinco dicas possíveis são:

  • Analisar os ganhos e gastos como forma de compreender a causa das dívidas com cartões de crédito;
  • Buscar compreender como funciona uma renegociação desse tipo e quais as possibilidades interessantes para o próprio perfil;
  • Entrar em contato com a instituição financeira para conferir as possibilidades de negociação;
  • Avaliar juros, prazos e outras opções oferecidas, entendendo os ‘limites’ da empresa;
  • Pedir auxílio para especialistas, caso a oferta não seja satisfatória.

Outras preocupações

Como visto até aqui, ainda que seja complexo, existem formas de resolver as dívidas com cartão de crédito. Contudo, tão importante quanto sair de tal situação, é também ter cuidado para não entrar nesse campo novamente.

Em vista disso, mesmo que a expansão do meio de pagamento seja positiva em alguns pontos, na análise geral existe sua problemática. Especialmente, porque especialistas do BC apontam que essas dívidas têm juros excessivos, tendo potencial de comprometer toda a saúde financeira do consumidor.

Imagem: Valeri Luzina / shutterstock.com