Dívidas com cartão de crédito impactam 55% dos consumidores
O mau uso do cartão de crédito pode levar os brasileiros ao endividamento e piorar as condições financeiras. Veja dados da pesquisa!
O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizados pelos brasileiros. Nesse sentido, sua possibilidade de parcelamento pode ajudar na hora das compras, mas, também pode ser motivo de endividamento.
De acordo com a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023, realizada pela Serasa, o cartão impacta mais da metade dos consumidores. Afinal, uma vez que a forma de pagamento pode ser usada para adquirir diferentes produtos e serviços, as dívidas relacionadas ao cartão são variadas.
Assim, segundo o estudo, as principais dívidas estão ligadas a compras no supermercado, compras de roupas e calçados e compra de remédios. Na comparação anual, de 2022 para 2023, o percentual de impacto do cartão de crédito na vida dos endividados aumentou 53% para 55%. Vale destacar que em 2018 este contingente chegava a 76%.
Dívidas com cartão de crédito
Com base nos dados do estudo, as dívidas contraídas por meio do uso do cartão de crédito se dividem da seguinte forma:
- Compra de alimentos em supermercados: 59%;
- Compra de produtos (roupas, calçados, eletrodomésticos, etc): 46%;
- Remédios ou tratamentos médicos: 37%;
- Compra de alimentos por delivery: 21%;
- Transporte/combustível: 21%.
Segundo dados do Mapa da Inadimplência da Serasa mais recente, são mais de 71 milhões de brasileiros inadimplentes no país.
Veja também:
Maioria das dívidas com contas básicas está atrasada a mais de um ano

Principais gastos do endividados
Ainda de acordo com as informações do estudo sobre endividamento, os principais gastos dos brasileiros nos últimos meses foram:
- Supermercado: 33%;
- Cartão de crédito: 29%;
- Contas básicas (água, luz, gás, etc): 24%;
- Aluguel: 22%;
- Empréstimos: 18%.
Sob essa perspectiva, é importante destacar que, na comparação entre os gastos dos últimos meses e dos últimos anos, as despesas relacionadas ao cartão de crédito cresceram 3 p.p. Assim sendo, dentre as opções, foi a que teve a diferença mais significativa.
Por fim, conforme indica um outro estudo da Serasa, o cartão de crédito é a modalidade de crédito mais buscada pelos brasileiros (53%). Em seguida, está o empréstimo pessoal, com 48%.
Imagem: Teerasak Ladnongkhun / Shutterstock.com