Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Doações para vítimas das enchentes no RS já foram encerradas?

Governo Federal combate “fake news” criadas após desastres com enchentes no RS. Figuras políticas se posicionaram contra publicações. Veja!

Na última sexta-feira (8), o Governo Federal se reuniu com as autoridades do Rio Grande do Sul (RS) para criar um plano de ação para ajudar as vítimas das enchentes no Estado. No entanto, com o passar dos dias, diversas fake news começaram a circular, garantindo que as doações governamentais teriam sido encerradas.

Algumas regiões do Estado já declaram estado de calamidade pública, após um ciclone extratropical assolar alguns municípios. A catástrofe iniciou-se na última segunda-feira (04), e foi aumentando conforme o passar das horas.

Entenda mais sobre as fake news das enchentes do RS

Nas redes sociais, diversas pessoas têm publicado que o Governo Federal cessou as doações para as famílias desabrigadas no Estado. No entanto, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), se posicionou no X (antigo Twitter) a respeito das falas. Veja abaixo:

Segundo a publicação, o Governo já destinou cerca de R$ 741 milhões para apoiar as cidades. Também através do X, o ministro da Secom, Paulo Pimenta, se posicionou, garantindo que o Governo Federal não tolerará nenhuma fake news a respeito do tema.

Veja também:

Justiça bate o martelo sobre bloqueio de salário por dívida; confira a decisão

Além disso, o ministro da Justiça, Flávio Dino, também garantiu que o caso de fake news sobre as vítimas de enchentes no RS é considerado “crime”, e que já está em análise da Polícia Federal. Confira abaixo a declaração:

A tragédia que assolou região sul do país

Na manhã do último domingo (10), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, se dirigiu até a região do RS para prestar apoio às vítimas e dirigentes dos municípios mais afetados. Além disso, garantiu que, além das medidas em vigência, o Governo está comprometido em pensar outras formas de reestruturar a região.

Além de toda a ajuda financeira redirecionada ao Estado, cerca de 10 ministérios estão em força tarefa para ajudar nos resgates das vítimas das enchentes. O Governo ainda enviará 20 mil cestas básicas, 15 mil kits de medicamentos. Ainda antecipou parcelas de benefícios, liberou o saque calamidade do FGTS e ainda liberou recursos para pequenos agricultores da região.

Imagem: Peera_stockfoto/Shutterstock.com