Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dólar: quais fatores influenciam a oscilação da moeda?

A variação do dólar acontece por diferentes motivos e tem impacto direto sobre a realidade dos brasileiros. Entenda!

A oscilação do dólar é comentada diariamente e muitas vezes as pessoas não entendem exatamente os motivos. A verdade é que a movimentação da moeda norte-americana mexe com os mercados e tem impacto direto sobre a vida dos brasileiros, até mesmo nas atividades cotidianas mais simples. 

Mas afinal, o que influencia a subida e a queda do dólar? A resposta mais simples que pode ser dada é: lei da oferta e da procura. Ou seja, quando a quantidade da moeda é grande, a cotação tende a diminuir e o mesmo vale para o contrário.

Mesmo com a regra geral, existem alguns fatores mais específicos que podem ser considerados os principais motivadores para a valorização ou desvalorização da moeda. 

Oscilação do dólar

Além de outras questões, a variação do dólar é embasada em: déficit da balança comercial, juros nos Estados Unidos e gastos no exterior. Entenda!

  • Déficit da balança comercial: isso acontece quando o Brasil importa mais do que exporta, o que reduz a quantidade de dólar em território nacional e faz com que o dólar se valorize ante o real;
  • Juros nos EUA: com o aumento da taxa de juros norte-americanas, os investidores tendem a migrar suas aplicações para os EUA a fim de obterem rendimentos maiores;
  • Gastos no exterior: quando muitos brasileiros estão no exterior, há uma demanda maior pela moeda. 

Tais fatores são os principais influenciadores da oscilação do dólar, tanto para cima quanto para baixo, a depender da situação. No entanto, é importante reforçar que a economia tem inúmeras variáveis e por isso o dólar pode ser impactado por diferentes condições.

Importância do dólar

O dólar tem essa enorme importância por ser considerado a referência monetária de todo o mundo. É por isso que mesmo que a moeda brasileira seja o real, a moeda norte-americana tem impactos sobre a realidade dos brasileiros, assim como de outros países. 

Além do aumento nos custos de viagens para o exterior, quando o dólar aumenta, o preço de produtos básicos como alimentos e itens usados no dia a dia também tendem a subir. É por isso que se afirma que a moeda atinge todas as pessoas.

Imagem: Oleksiichik / Shutterstock.com