Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dono de carro elétrico vai pagar menos no IPTU?

Para estimular a compra de carros elétricos, o governo costuma ofertar benefícios como a isenção ou o desconto em impostos

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Não é segredo para ninguém que o preço de carros elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio é muito caro aqui no Brasil. Apesar disso, investir em um veículo assim auxilia o meio ambiente, pois diminui o uso de combustíveis fósseis. Diante disso, será que existe algum incentivo do governo para quem é dono de um carro elétrico? Descubra a seguir.

Dono de carro elétrico tem acesso a algum incentivo do governo?

De forma a estimular a compra de carros elétricos, o governo costuma ofertar benefícios como a isenção ou o desconto no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Entretanto, a prefeitura de São Paulo resolveu ir mais longe e dar desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Segundo a Lei n.º 17.563, de 2021, há a autorização para a liberação de um crédito equivalente a um percentual do IPVA para ser usado no pagamento do IPTU. O benefício se destinava aos donos de carros elétricos com valor de até R$ 150 mil. Mas o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, disse no começo deste mês que vai aumentar os benefícios para carros elétricos e movidos a hidrogênio com custo superior.

O crédito para esses proprietários será de até R$ 3.292,91. O anúncio do novo decreto do prefeito vai estender o desconto aos motoristas de outros modelos de carros, que até então se restringiam aos modelos Chery iCar e Renault Kwid E-Tech.

As entidades e os especialistas defensores da democratização dos carros elétricos apontam que a isenção do IPVA e de outros tributos pode estimular a adesão a esse tipo de veículo. Nesse sentido, a prefeitura oferta desconto de até 50% sobre o valor.

Ademais, o IPVA também está zerado para carros elétricos em 8 estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí,  Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. A estimativa é de que mais unidades federativas disponibilizem o benefício nos próximos anos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: @diana.grystku/Freepik