Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Drex, moeda digital do Brasil, é a nossa bitcoin? Entenda

A nova moeda digital do Brasil pode ser comparada ao bitcoin? Siga na leitura e saiba essa e outras informações sobre a Drex.

Enquanto o Banco Central se prepara para lançar o Drex, a moeda digital do Brasil anunciada no último dia 7 de agosto, o brasileiro ainda tem dúvidas quanto a esse novo ativo. Nesse sentido, muitos acreditam que se trata de uma criptomoeda, comparando-a com o bitcoin, de maneira equivocada.

Por essa razão, cabe destacar que não, o Drex, anteriormente chamado de Real Digital, em nada se parece com a criptomoeda. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre o projeto do Banco Central.

Drex não é criptomoeda e dispensa comparação com bitcoin

Imagem do logo do Drex, o Real Digital, com uma moeda de 1 real atrás
Imagem: rafapress / shutterstock.com

De acordo com o projeto do Banco Central, a moeda digital do Brasil se trata na realidade de uma representação digitalizada da moeda já utilizada, o real. Assim, é válido ressaltar que o Drex possui paridade com o real, sendo R$ 1 o equivalente a 1 Drex.

Diferente das criptomoedas, bem como o bitcoin, o Drex não é uma nova moeda. A versão virtual do real ainda está sendo desenvolvida pela autoridade monetária, em parceria com diferentes instituições financeiras. 

Dessa forma, a expectativa do Banco Central é de que o Drex seja oficialmente lançado até o final de 2024. No entanto, há uma previsão de que seus testes comecem a ser feitos a partir de maio.

Saiba mais sobre a moeda digital 

Além do fato do Drex não ser uma criptomoeda, há ainda outras dúvidas que pairam sobre a cabeça do brasileiro em relação à moeda digital. Uma delas é se a representação virtual do real irá substituir o dinheiro de papel e moedas. A resposta para isso é não. 

Veja também:

Boletim Focus: mercado aponta para aumento da inflação de 2023 e 2024

Com base nas informações passadas pelo Banco Central, a ideia do projeto é de que o Drex possa ser mais uma opção de pagamento, assim como já é possível fazer pagamentos em dinheiro físico, cartões e no Pix.

Imagem: rafapress / shutterstock.com