Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Drex pode acabar com os cartórios; saiba mais

O Drex surge como uma solução para desburocratizar e facilitar transações no mercado imobiliário, proporcionando mais segurança. Veja!

O Banco Central do Brasil está desenvolvendo o Drex, versão digital da moeda brasileiro, o Real. Assim, a inovação ainda está em fase de avaliação e proporcionará diversas funcionalidades aos brasileiros, como pagamentos offline e transferências interbancárias.

Dessa forma, entre as funcionalidades disponibilizadas pelo Drex estão a tokenização de bens físicos e a criação de acordos autoexecutáveis. Assim, o Drex surge como uma solução para desburocratizar e facilitar transações no mercado imobiliário, proporcionando mais segurança e eficiência nessas operações. Veja mais detalhes!

Fim das transações imobiliárias em cartórios

Assim, como dito anteriormente, o Drex representa o real brasileiro, o que permite transações de bens físicos por meio de carteiras digitais e blockchain. Dessa forma, o Drex possibilita o fracionamento de propriedades em tokens, democratizando o acesso ao mercado imobiliário. Além disso, permite que investidores adquiram frações de imóveis de forma simplificada.

Veja também:

Maternidade e mercado de trabalho: pesquisa revela desafios para as mães

No entanto, Denis W. Silva, CEO da ImobCoin, afirmou ao Estadão que o Drex não acabará com os cartórios. Contudo, para ele, os cartórios deverão se adequar para continuar sendo intermediários nas operações imobiliárias.

Imagem de moeda de 1 real ao fundo e celular com a palavra Drex escrita na tela
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Benefícios do Drex

Por fim, confira os demais benefícios que serão oferecidos pelo Drex quando houver seu lançamento:

  • Pagamentos instantâneos e sem necessidade de intermediários;
  • Autenticação digital, promovendo menor risco de fraudes e roubos;
  • Inclusão financeira de quem não tem conta bancária;
  • Criação de novos produtos e serviços financeiros;
  • Diminuição dos custos com transações financeiras;
  • Automatização de processos financeiros;
  • Maior rastreabilidade das transações, ajudando a reduzir a evasão fiscal;
  • Inclusão de mais pessoas no sistema financeiro.

No entanto, é importante destacar que o Drex ainda está em desenvolvimento e não há uma data para o seu lançamento, sendo que o Banco Central ainda está realizando testes da moeda digital. Enfim, vale destacar que o Drex não irá substituir o real físico.

Imagem: rafapress / shutterstock.com