Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Duas notícias péssimas relacionadas ao Bolsa Família; confira

Entenda as notícias que afetam os beneficiários do Bolsa Família a partir de novembro, e o que considerar para o próximo mês!

Péssima notícia: no próximo mês, o Bolsa Família contará com valores a menos do que os recebidos em outubro. Isso se deve por dois principais fatores: a ausência do Auxílio Gás e a cobrança do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Dessa forma, as famílias beneficiárias devem se planejar financeiramente para receber a quantia reduzida. 

O governo não irá pagar o Auxílio Gás por conta de uma regra pré-estabelecida do repasse do valor. Enquanto isso, os valores do empréstimo do antigo programa continuarão até o fim da dívida. Entenda mais sobre os casos.

Repasse do Auxílio Gás não acontecerá em novembro

No pagamento do Bolsa Família de outubro, as famílias contam com o adicional de R$ 108 no valor, devido ao auxílio do governo para a compra de gás de cozinha. Visto que esse não é um gasto recorrente e que possui média durabilidade, o MDS não fornece o Auxílio Gás todo mês, e sim de forma bimestral. 

Boca do fogão acesa com pilhas de moedas ao centro
Imagem: Sergey Neanderthalec / shutterstock.com

Para não ser pego desprevenido com a notícia, o beneficiário pode prever o pagamento do valor extra com a numeração do mês. O auxílio é pago somente em meses pares, ou seja, em fevereiro, abril, julho, agosto, outubro e dezembro. Logo, o governo irá disponibilizar o valor novamente no último mês do ano. 

Veja também:

Clientes da Uber podem concorrer a grande prêmio; saiba mais

Redução de valor do Bolsa Família 

Além da ausência do auxílio, outra má notícia aos inscritos do Bolsa Família é a possibilidade de receber um valor reduzido em novembro. No próximo mês, o Governo Federal começa a cobrar os valores referentes ao consignado do Auxílio Brasil, criado no governo de Jair Bolsonaro (PL). O atual governo remodelou o programa e encerrou a oferta de empréstimo, mas as dívidas continuam.

Caso você tenha solicitado o empréstimo anteriormente, se prepare para ter um desconto de até R$ 160 no seu valor mensal. Essa notícia se estende até o final do pagamento do beneficiário, dependendo da sua negociação. Porém, isso não afeta auxílios adicionais, como o Benefício Primeira Infância ou o Benefício Variável Familiar Nutriz. 

Imagem: Reprodução/ Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome