Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É permitido desistir de um financiamento com o contrato já assinado?

Entenda se é possível desistir ou cancelar um financiamento após assinar o contrato e em quais casos isso é permitido

Quando se consegue o tão sonhado crédito imobiliário, a expectativa é de cumprir o acordo, pagar as parcelas e conquistar o imóvel próprio. Porém, algumas circunstâncias podem levar a pessoa a ter que desistir do contrato de financiamento, geralmente isso envolve um arrependimento em relação à compra do imóvel após a assinatura do documento.

Sendo assim, desistir de um financiamento com o contrato já assinado pode se tornar uma dúvida comum. Mas será que isso é possível?

É permitido desistir de um financiamento com o contrato já assinado?

Ilustração de sinal de alerta no centro, ao fundo uma homem fazendo cálculos de financiamento em uma calculadora, um notebook e papéis
Imagem: Worawee Meepian / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Sim, é possível desistir de um contrato de financiamento após a assinatura, desde que o cliente solicite a rescisão do contrato à instituição financeira. O prazo para rescindir o contrato costuma ser de 7 (sete) dias, embora esse período possa ser maior dependendo das cláusulas contratuais.

No entanto, é importante destacar que a desistência ou o cancelamento não são possíveis após o registro do contrato no cartório, a menos que ocorra fraude no processo. Ao assinar um contrato, você está concordando em seguir os termos e as condições nele descritos.

Veja também:

Usar a Conexão Bancária da Serasa reduz o score de crédito?

Geralmente, os contratos de financiamento imobiliário não incluem um período de reflexão ou possibilidade de desistir automaticamente. Portanto, antes de assinar o contrato, o primeiro passo é avaliar se deseja realmente assumir esse compromisso para evitar possíveis problemas no futuro.

Estes casos não permitem desistência

Para quem inicia um financiamento imobiliário, existem diversas etapas antes da conclusão do processo. Isso envolve documentação, análise jurídica, pagamento de impostos, registro no cartório e a entrega das chaves para o novo proprietário.

Assim, se o cliente assinou o contrato de financiamento e surge o desejo de desistir, é fundamental agir antes do registro no cartório. Uma vez que o imóvel foi registrado em nome do comprador, a rescisão contratual torna-se impossível, a menos que ocorra uma fraude no processo.

Imagem: Worawee Meepian / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital