Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível pedir reembolso no Airbnb?

Se você fez uma reserva no Airbnb, mas teve que cancelar, certamente deseja o reembolso. Veja se isso é possível.

Na hora de viajar, é muito bom contar com serviços que facilitam a sua vida. Um deles, certamente, é a plataforma Airbnb, que permite encontrar casas particulares, hotéis e pousadas para se hospedar, sem burocracias. Porém, se for preciso cancelar uma reserva, é possível pedir reembolso?

Afinal, nem sempre as coisas saem como o planejado, já que imprevistos acontecem. Nesses casos, você pode ter de cancelar sua reserva. Então, para saber mais sobre a política de reembolso do Airbnb e se você pode fazer um pedido de devolução de valores, confira o texto a seguir.

Devolução do dinheiro no Airbnb: é possível?

A primeira coisa que você deve saber sobre a política de reembolso do Airbnb é que o pedido é permitido, mas deve ser feito em até 60 dias após o fim da reserva. Portanto, se a viagem estiver nesse período, o que você precisa fazer é entrar em contato com o anfitrião e tentar chegar a um consenso. 

Se tudo der certo, você abre um chamado na plataforma e assim resolve o problema. Entretanto, se o anfitrião não aceitar o pedido, você deve entrar em contato imediatamente com o Fale Conosco do Airbnb e explicar a sua situação. A empresa promete uma resposta em até 72 horas.

Se você conseguir o reembolso, o valor deve ser devolvido em até 10 dias úteis após a solicitação ser aceita. Contudo, o prazo pode ser maior ou menor, a depender do seu método de pagamento.

O PayPal, por exemplo, oferece reembolso em até 24 horas. Enquanto isso, cartões Visa e Mastercard podem demorar até 15 dias úteis para devolver o valor.

Situações que garantem o reembolso automático

Por fim, existem algumas situações em que o reembolso é realizado de forma automática pela plataforma. Você não precisa, assim, entrar em contato com o anfitrião. São elas:

  • Alterações governamentais nos requisitos de viagem;
  • Emergências e epidemias;
  • Restrições de viagens por parte do governo;
  • Ações militares e similares;
  • Desastres naturais.

Imagem: Daniel Krason/shutterstock.com