Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É verdade que o 5G faz mal para a saúde?

Um dos principais mitos presentes na internet é que o 5G faz mal para a saúde. Será que a radiação do sinal é mesmo tóxica?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Recentemente, o tão esperado sinal 5G chegou ao Brasil. Conforme as informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal foi liberado primeiramente em Brasília, e em seguida foi sendo ativado em diversas capitais. A medida em que essa liberação ocorreu, cresceu também a história de que o 5G faz mal para a saúde. Afinal, isso é mito ou verdade? Descubra a seguir.

É verdade que o 5G faz mal para a saúde?

Um dos principais mitos presentes na internet é que o 5G faz mal para a saúde. Em geral, embora exista a radiação emitida pelas antenas da nova banda de conexão, isso não é verdade.

É dito isso, pois a quantidade de radiação emitida pelo 5G é insuficiente para gerar qualquer tipo de alteração orgânica no corpo humano. Sendo assim, não se preocupe: o 5G não causa problemas para a saúde.

O 4G vai deixar de funcionar?

Não. A banda de sinal 4G não deixará de existir tão cedo, até porque vai levar algum tempo até que todos os dispositivos operem em 5G. Além disso, o tipo de antena será diferente das atuais. Sendo assim, você pode continuar usando o 4G normalmente, da mesma forma que aconteceu com a transição do 3G para o modelo atual.

Quando o 5G chegará para o resto do Brasil?

Mais cinco capitais brasileiras (Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco) estarão liberadas para ativar o sinal 5G a partir do dia 6 de outubro, completando a fase inicial da operação da nova tecnologia em todas as 27 capitais do país.

Originalmente, o edital do leilão do 5G, feito em novembro de 2021, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho.

Porém, os problemas com a escassez de chips e com os atrasos na produção, e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 provocaram atrasos no cronograma. Na prática, o 5G é uma nova banda de sinal de internet. Por meio dela, será possível enviar e receber informações de forma mais rápida.

Imagem: Fit Ztudio / shutterstock.com