Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Economia da Argentina crescerá significativamente este ano: entenda!

Veja como o índice de crescimento da economia da Argentina é importante para o país, que passa por crise econômica.

No último domingo (8), o ministro da economia da Argentina, Sergio Massa afirmou que, economicamente, o país crescerá mais de 3%, em 2023. Índice expressivo diante da crise enfrentada nos últimos anos pelos argentinos.

Atualmente, os dados oficiais mostram que em 2022, mais especificamente no terceiro trimestre, a economia argentina expandiu 5,9%. Massa afirmou ao jornal argentino Perfil, que este é o terceiro ano que a Argentina tem crescimento com mais de três pontos e que isso é um bom sinal de recuperação.

Crise na economia da Argentina assola o país

Nos últimos anos, o país sul-americano vem enfrentando uma grave crise econômica. Em dezembro, o Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec), o IBGE da Argentina, divulgou que a inflação passou do índice de 90%. Atualmente, a Argentina é o país com a terceira maior inflação do mundo, ficando atrás apenas da Turquia e Venezuela.

Com uma inflação tão alta, a população acaba ganhando menos e gastando mais, gerando um ciclo de empobrecimento. Hoje, 40% das pessoas vivem abaixo do nível da pobreza lá. O país tem duas moedas: o peso argentino e o dólar.

Esta política de moedas foi adotada em 1992, pelo ex-ministro da economia Domingo Cavallo em 1992. O dólar acaba tendo mais força para aqueles que têm condições econômicas melhores. Os preços de imóveis, por exemplo, são regulados pela moeda americana.

A política no país, que influencia muito a economia da Argentina, ainda tem suas raízes no peronismo. Atualmente, o presidente é Alberto Fernández, que assumiu o governo em 2019 e segue muito as ideologias deste modelo.

O peronismo vem do ex-presidente Juan Domingo Perón, que governou de 1895 a 1974 e tinha um forte apelo populista. As principais bandeiras eram políticas populistas e trabalhistas.

Imagem: rarrarorro / shutterstock.com